googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: SOCIEDADE GINÁSTICA DE NOVO HAMBURGO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 11 de julho de 2018

SOCIEDADE GINÁSTICA DE NOVO HAMBURGO

No dia 11 de julho de 1894, nascia a Turnverein Neu Hamburg - Sociedade Ginástica Novo Hamburgo (RS), quando o município de Novo Hamburgo ainda era distrito de São Leopoldo. Em uma noite fria de inverno, 18 jovens, filhos e netos de imigrantes alemães resolveram fundar uma Sociedade com base de crescimento em três palavras: esportes, lazer e recreação. Fundamentaram o desenvolvimento desportivo e social nos princípios adotados e difundidos pelo professor e atleta alemão, Friedrich Ludwig Jahn. Em diretrizes que são representadas pelas quatro letras "F" destacadas em relevo no teto do Salão Social, que significam Frisch (vigoroso), Fröhlich (feliz), Fromm (piedoso) e Frei (livre). Estes princípios são adotados por todas as Sociedades Ginástica do mundo.
Após a constituição do Clube escolheram sua primeira Sede Social na Rua 15 de Novembro, hoje Rua Joaquim Nabuco, onde inicialmente praticavam dança, uma vez que o espaço era muito reduzido para desenvolver outras atividades. Em 1908 mudaram de Sede Social para a Rua da República, hoje Avenida Pedro Adams Filho, esquina com a Rua Júlio de Castilhos. Neste período iniciaram as atividades de Ginástica em Aparelhos, hoje Ginástica Artística, cujos equipamentos foram trazidos da Alemanha. Foi somente em 1912 que inauguraram a sede própria na Rua General Neto, hoje "Calçadão de Novo Hamburgo", no local onde está o Centro Cultural Albano Hartz, oportunidade na qual foi introduzido o esporte do Bolão.
A partir de 1950, os esportes tomaram um novo impulso com a mudança para o Bairro Rio Branco, onde se situa atualmente, a Sede Social, na Rua Castro Alves. Em 1961 foi construído o Parque Aquático, em 1973 o Ginásio de Esportes e, em 1975, foi adquirido o Parque Canudo, Sede Campestre, em Nova Hartz.
Sua tradição nos esportes já lhe conferiu vários títulos mundiais de clubes, que estão estampados na logomarca do Clube no formato de nove estrelas, referendando os títulos conquistados pelo Tênis e pelo Punhobol. No esporte do Bolão, destaque para os cinco títulos Estaduais do extinto Grupo de Bolão de Casais Dama e Valete (1979, 1984, 2000, 2010 e 2014) e do título de Campeão Brasileiro de Casais (2001), o Campeonato Estadual Masculino de Bolão 23 (1994), o título Estadual Feminino de Bolão 23 (1955), além de um título Estadual Feminino no Bolão 16, alcançado em 1975. O Clube também mantém em seu Departamento de Bolão o Grupo de Bolão Masculino Floriano, um dos mais antigos do país em atividade ininterrupta e que comemorou seu centenário, em 2015. 
Atualmente, a Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo conta com um crescente número de associados e com 16 departamentos que propiciam atividades diversas, tanto na área esportiva, como cultural e social. Nossas saudações e homenagens ao glorioso Clube hamburguense pela passagem de seus 124 anos de atividades e desejamos vida longa, com muitas conquistas e prosperidade.

Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (RS)
Departamento de Bolão

 Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (RS)
Departamento de Bolão

Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (RS)
Canchas de Jogo

Fernando Martini
Presidente do Clube

Equipe Masculina da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo

Equipe Feminina da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo

Grupo de Bolão de Casais Paz e Amor

Folder do Jantar Baile em comemoração aos 124 Anos
Celebrado no Último Sábado (07)

Fonte: Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.