googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: CRÔNICA DO BOLÃO - O FUTURO DO BOLÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 24 de julho de 2018

CRÔNICA DO BOLÃO - O FUTURO DO BOLÃO

Em pleno Campeonato Mundial da Juventude de Seleções de Bolão 16, onde o Brasil vem alcançando resultados significativos e revelando campeões, superando, inclusive, atletas e redutos que representam a casta do Bolão Mundial, como a Alemanha, temos nos deparado, preocupantemente, com notícias não muito positivas quanto à continuidade das categorias de base do Bolão Brasileiro. 
Caso o amigo leitor não tenha percebido, ao observar o calendário esportivo de 2018, publicado pela Federação de Bolão do Rio Grande do Sul, duas competições nacionais: o Campeonato Brasileiro de Seleções Juniores de Bolão 16 (masculino e feminino), que deveria ter sido realizado de 05 a 08 de julho, no Estado do Rio de Janeiro, bem como o Campeonato Brasileiro de Clubes Juniores de Bolão 23, programado para a cidade de Curitiba (AABB), no Paraná, ambos foram cancelados. 
Há poucos dias, a Federação Paranaense de Bolão expediu um comunicado informando a suspensão momentânea do Campeonato Estadual de Clubes Juniores de Bolão 23, que seria realizado de 27 a 29 de julho, relatando como justificativa as dificuldades apresentadas pelos Clubes para a formação de equipes (Comunicado oficial nº 005/2018-FPBo, em anexo).   
No Rio Grande do Sul, o 18º Campeonato Estadual de Juniores Misto de Bolão 23, que tem como sede a Sociedade União de Cantores (SUCI) de Igrejinha, com data prevista para os dias 02 e 03 de junho, foi suspenso por motivos de força maior (greve dos caminhoneiros) e aguarda pela definição de uma nova data. 
Não há como negar que o futuro do esporte do Bolão depende, basicamente, pela base desenvolvida nos Clubes. São os Clubes que captam, desenvolvem, ensinam e multiplicam os conceitos e práticas do Bolão que servem de fundamento e motivação às gerações presentes e futuras de esportistas. Ao que tudo indica, em algum momento de nosso passado, perdemos vários elos desta corrente, pelos mais variados motivos, aliados à introdução de novos e diferentes valores aos nossos jovens, que passaram a comprometer o futuro do Bolão no médio e longo prazos. Por outro lado, também temos conhecimento de diversos programas publico/privados de incentivo à prática do Bolão e que visam a busca por novos talentos no esporte. 
Mas será que tudo o que vem se fazendo é o suficiente? Será que as dificuldades enfrentadas passam tão somente pela questão de custos? Será que os jovens que estão nos representando tão bem diante de todo o mundo, terão sucessores? O que falta para que o jovens contemporâneos vislumbrem um futuro promissor na prática do esporte do Bolão? Você, prezado amigo bolonista, tem difundido convenientemente em seu meio, o esporte que tanto aprecia? O esporte do Bolão tem futuro? Pense nisso! 


Nota da Federação Paranaense de Bolão


Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.