googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: CURIOSIDADES SOBRE A DISPUTA FINAL DA 22ª COPA UNIÃO DE BOLÃO (COPA CHIMIA)

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

CURIOSIDADES SOBRE A DISPUTA FINAL DA 22ª COPA UNIÃO DE BOLÃO (COPA CHIMIA)

A Final da 22ª Copa União de Bolão foi realizada no sábado, dia 25 de novembro, nas canchas da Associação Linha Nova, de Linha Nova, com a participação das sete melhores equipes das treze que disputaram a fase classificatória iniciada no mês de abril. Como em toda e qualquer competição do Bolão, não faltaram personagens e histórias que se somarão ao rico folclore do esporte.

1) Mesmo com 22 edições em sua história, muitos ainda desconhecem a razão pela qual a Copa União de Bolão também é carinhosamente chamada de "Copa Chimia". Pois, em algum momento do passado, a Copa União contou com o patrocínio das Chimias Petry, empresa do ramo de alimentos localizada na cidade de Presidente Lucena. O apelido logo foi adotado pelos atletas e acabou também caindo no gosto popular. Com o passar dos anos, o nome "Copa Chimia" acabou transformando-se numa espécie de símbolo e importante referência no esporte do Bolão raiz nas regiões do Vale dos Sinos, Metropolitana e Serra. 
Ambiental da Disputa

2) A propósito, com a popularidade, a "Copa Chimia" passou a atrair o interesse de atletas de outras regiões do Estado. É comum vermos nomes consagrados no Bolão gaúcho atuando em equipes sem renome ou vinculo federativo. "É uma responsabilidade estar jogando entre atletas mais novos ou que estão iniciando no esporte, e ao mesmo tempo, estar servindo de exemplo", comenta um dos atletas mais experientes da modalidade. Por outro lado, segundo ele, "este aspecto também mudou a essência original do torneio que passou do Bolão "raiz", para o Bolão competitivo." De todo modo, cada edição que passa, maior é a importância que ela ganha, tanto que serviu de inspiração para a criação de uma versão feminina que já está em prática: a Copa Unidas pela Amizade de Bolão Feminino. 
Ambiental da Disputa

3) A abertura das disputas contou com a presença do Prefeito Municipal de Linha Nova, Sr. Henrique Petry, que apesar da agenda cheia, fez questão de se fazer presente e manifestar seu apoio à competição. A comissão organizadora também prestou uma homenagem ao atleta e bolonista, Eugênio Schaefer, falecido no dia 14 de novembro, com um minuto de silêncio. 
Sr. Henrique Petry (Prefeito de Linha Nova)

Minuto de Silêncio em Homenagem à Eugênio Schaefer

4) Imbuída em apoiar toda e qualquer iniciativa que contribua para a valorização do esporte, a Federação de Bolão do Rio Grande do Sul marcou um "golaço", ou "180 pinos", como queiram, ao transmitir ao vivo o jogo final da Copa Chimia pelo seu Canal no Youtube. A iniciativa foi festejada pelos organizadores e atletas, além de entrar para a história da competição. O jogo recebeu mais de 1.100 visualizações e foi motivo de muitos "tuites" nas redes sociais.
Secretária Denise Sonaglio no Comando da Transmissão

5) Outra exclusividade do torneio foi oferecer troféus individuais personalizados com o nome de cada uma das agremiações participantes. Uma forma inovadora de valorização dos principais ativos da "Copa Chimia": seus Grupos componentes.
Troféus Individuais da Copinha

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro
Acervo: Blog O Braço de Ouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.