googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: VOCÊ SABIA?

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

VOCÊ SABIA?


Você sabe como eram as festividades de encerramento do Bolão de antigamente? Neste período do ano, como os Clubes e Sociedades e o próprio Bolão entram em recesso para as comemorações das festas natalinas, as festividades de encerramento dos Grupos de Bolão proliferam em todas as regiões onde se pratica este esporte, como tivemos a oportunidade de acompanhar nas postagens diárias das "Curtinhas". As celebrações promovidas nos dias de hoje não variaram muito na forma como eram realizadas pelos nossos antepassados, mas pela intensidade e importância.  
No passado, o encerramento da temporada de Bolão era festejado com grandes preparativos e expectativas. O evento se transformava em acontecimento social-esportivo na qual todos os associados participavam. Os Clubes eram adornados e preparados com atenção especial, muitas vezes, às expensas dos próprios Grupos de Bolão. Eram muito comuns jantares, churrascos e bailes, onde, em geral, o ápice destes encontros era a coroação do Rei ou Mestre do Bolão. 
Muito usual, também, na época, era a realização de uma das práticas mais bonitas de Bolão: o "Strohkegeln". Cada participante, bem como também os seus acompanhantes, traziam um prêmio que era acondicionado em um pacote com palha chamado de "Stroh", para que o conteúdo não pudesse ser identificado. Todos os presentes jogavam um certo número de bolas e eram classificados pelos resultados. Em caso de empate, valia a idade. Cada um podia escolher o pacote que quisesse e era lei abrir logo, antes de outro pegar o seu. Era para que todos se divertissem com o que estava lá dentro: uma caneca, um vaso, um bico, um urinol, uma estatueta, etc..., uma versão mais antiga do cultuado "Amigo Secreto", dos dias de hoje.
Também, no passado, eram muito difundidos os tradicionais "Torneios de Início" e "Torneios de Encerramento", ainda hoje presentes em vários Clubes do interior. Em Sociedades com um número grande de Grupos, estes Torneios, vários deles disputados em turno e returno, eram muito valorizados pelo interesse que despertavam. Muitas vezes, eram mais interessantes e emocionantes que os oficiais. Os Torneios de Encerramento, com conotação de despedida do ano esportivo, eram muito aguardados pelos associados em função da distribuição de prêmios e troféus aos destaques do ano e os individuais, entregues pelo Presidente da Sociedade ou Diretor de Bolão. Era comum também, convidar outras sociedades para participarem destas celebrações. 
Também se tem notícia, que Grupos de Bolão de algumas Sociedades mais afortunadas, excursionavam para o litoral, mais precisamente para as praias de Cidreira, Tramandaí e Torres, que mantinham Grupos e canchas de Bolão. 


Fonte: KRELING, Maria Helena, O Bolão, Porto Alegre, Martins Livreiro Editor, 1984

2 comentários:

  1. Antigamente em sta maria quando tinha a liga santamariense d bolão
    Tinha torneio inicio , encerramentoe varios outros e.no final do ano tinha a entrega da premiacões dos times e atletas alem da escolha da rainha do bolao onde todos os clubes indicavam uma concorrente
    Era.muito bom essa epoca
    Parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá James! Grato pelos comentários e elogios! Infelizmente, muitas dessas antigas tradições tem perdido espaço junto aos Clubes, quer pela falta de estímulos e recursos, quer pelo número mais reduzido de grupos, quer pela priorização na participação de competições oficiais, ou ainda pelo desinteresse de seus praticantes. Quem sabe as coisas melhorem, daqui para a frente! Continue nos prestigiando! Abração!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.