O Blog O Braço de Ouro aproveitou as eleições de 2024, no Rio Grande do Sul, onde mais de 8 milhões de pessoas estavam aptas a votar neste domingo, para tentar analisar as propostas para o esporte dos candidatos a prefeitos dos principais munícipios gaúchos. O que se viu foi o esporte sendo tratado de uma forma bem genérica, com visões que variam entre o fortalecimento da inclusão social e a promoção da saúde. Enquanto alguns candidatos abordam o esporte como direito fundamental e uma ferramenta de inclusão social, outros focam em sua função de desenvolvimento local e formação de talentos, mas nada específico em relação ao revigoramento e renovação das modalidades esportivas.
Na cidade de Novo Hamburgo, por exemplo, o vencedor do pleito foi Gustavo Fink, que desde 2020, era vereador da cidade. Empresário e promotor de eventos, Fink é formado em Gestão pública e tem como foco atividades na área do empreendedorismo, educação, esporte e lazer, o que pode transformá-lo num aliado para o desenvolvimento do esporte da bola de madeira, em Novo Hamburgo.
Já na cidade de Picada Café, a gestão municipal terá Daniel Rückert no comando e com Max Mallmann como Vice-Prefeito. Max, conhecido por sua atuação como bolonista, destacou-se como Vice-Prefeito na gestão de Luciano Klein, atual Prefeito do município.
Outra cidade de fundamental importância para o Bolão é Nova Petrópolis. Apesar de concorrentes de peso, como "Lelo" e Josué Drecshler, venceu o candidato Daniel Michaelsen, com praticamente 37% dos votos válidos. Depois de seis mandatos consecutivos como Vereador, um recorde na cidade, Daniel concorreu pela primeira vez ao cargo de Prefeito e alcançou o objetivo. Sabemos que o novo Prefeito acompanha as notícias do Bolão e esperamos que dê o suporte necessário para que o esporte seja ainda mais forte na cidade.
Em São Martinho, o atual Prefeito, Jeancarlo Hunhoff, segue no mandato por mais 4 anos, assim como Gaspar Behne (Prefeito) e Gilnei Prass (Vice-Prefeito), em Lindolfo Collor. Com ampla maioria de votos, a cidade de Santo Cristo elegeu Charles Thiele, como Prefeito. O bolonista Fernando Diel, atleta da Sociedade Tiradentes, se reelegeu como Vereador.
A cidade de São Vendelino escolheu o empresário Régis Paulo Fritzen como novo Prefeito, que substituirá Marli Lourdes Weissheimer. O mesmo caminho foi seguido por Bom Princípio, já que Fábio Persch, depois de dois mandatos consecutivos não podia mais concorrer, e optou por Vasco Brandt. Em Linha Nova, numa eleição altamente concorrida, Henrique Petry deu lugar à Guiomar Raul Wingert, que ocupará a cadeira de Prefeito pelos próximos 4 anos, e que também tem uma ligação muito forte com o Bolão. Já Graciela Scheibig Boettcher, bolonista da Associação Linha Nova, seguirá na cadeira de Vereadora por mais um mandato. Em Campo Bom, numa eleição também muito acirrada, o Ex-Deputado Federal, Giovane Feltes, ocupará a cadeira de Prefeito do município. São Leopoldo, cuja administração era comandada por Ary Vanazzi, deu lugar ao Delegado Heliomar. Já as grandes cidades: Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul e Santa Maria, terão 2º turno.
Por fim, a maneira como o esporte é tratado nas plataformas eleitorais não é expressa de forma clara. Contudo, é essencial que os novos gestores públicos reconheçam e valorizem o esporte como uma ferramenta poderosa para construir comunidades mais unidas e saudáveis.
Fonte: TRE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.