googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA FBRGS 2025

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

domingo, 23 de março de 2025

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA FBRGS 2025

Na manhã deste sábado, dia 22 de março, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária da Federação de Bolão do Rio Grande do Sul (FBRGS), com a presença maciça dos clubes, característica que vem transformando o evento num símbolo para a modalidade. Cerca de 45 instituições se fizeram representadas na reunião. 
A abertura dos trabalhos aconteceu às 9h15, com a leitura do edital de convocação, pela Secretária da FBRGS, Denise Sonaglio. Na sequência o Presidente, Enardo Hilário Braun, tomou a palavra com eloquência em dois momentos bastante distintos. Inicialmente, com rasgados elogios à temporada do Bolão de 2024, considerada por ele a melhor da sua gestão, mesmo com as dificuldades proporcionadas pelas enchentes e o reinício das atividades no segundo semestre. Parabenizou a Associação Atiradores de Lindolfo Collor pela iniciativa em criar um Torneio de Bolão direcionado para as categorias de Base, assim como pela diversidade de torneios de Bolão no RS, antes de início da temporada oficial de 2025. 
A segunda parte de seu discurso foi mais enfático e inflamado, destacando as adversidades enfrentadas pela entidade com a categoria de casais e com as opiniões que rodam nas redes sociais e na mídia. Pediu, enfaticamente, aos dirigentes de clubes, que fizessem o trabalho que lhes cabe na renovação da categoria, com os mesmos esforços que estão sendo dispendidos nas categorias de base. Rejeitou a ideia, embora enfatizasse que a assembleia é soberana, de aproveitamento de casais de clubes que disputam a competição fora do que estipula o atual regulamento da entidade, sob risco de formação de Grupos com Seleções de atletas, citando os exemplos das competições dos estados vizinhos (Santa Catarina e Paraná). O tema foi seguido por um intenso, prolongado e também tenso debate, tanto que o assunto saiu da pauta para ser discutido em uma teleconferência, em data a ser ainda definida. Visivelmente emocionado, o Presidente encerrou seu discurso enaltecendo a principal marca de sua gestão: "buscar fazer sempre o melhor para o Bolão do Rio Grande do Sul."
Na sequência dos trabalhos tivemos a análise dos resultados financeiros do exercício de 2024. Em função da ausência de Vera Kuba, convalescendo de problemas de saúde, o comando ficou com Alois Kuba, que destacou os resultados positivos do ano findo. 
Em seguida, entrou em pauta a proposição de alterações no Regulamento Geral da FBRGS em 2025. Entre os principais destaques está a alteração do valor das renovações dos atletas de R$ 105,00 para R$ 110,00, que foi aprovado pela Assembleia. As demais taxas mantiveram-se as mesmas, exceto para atletas cuja transferência recebeu uma concessão especial da entidade em 2024, que retomará o antigo valor. Também recebeu atenção um tanto polêmica a condição do atleta iniciante. Ficou estabelecido que a idade mínima para a concessão é de 12 anos, embora ficou mantida a prática para atletas que já atuaram abaixo desta condição. O atleta iniciante não pode ser "largador" de sua equipe. Atletas abaixo de 16 anos podem seguir atuando livremente até completarem a idade. Também ficou estabelecido que a categoria de Veteranas poderá contar com 2 (duas) atletas com até 48 anos de idade na disputa da final. A medida visa equilibrar o regulamento com as normas da Confederação Brasileira de Bolão (CBBo).
Seguiu-se então a apresentação do novo Diretor da Bola 16, Marco Seadi, que, assim como fez o Presidente Enardo, enalteceu seus antecessores no cargo e apresentou brevemente as suas intenções e o calendário para a modalidade em 2025. Destacou o Campeonato Mundial ocorrido em São Paulo, como a participação e a performance das equipes brasileiras no Torneio. O calendário será abordado em postagem exclusiva.
Posteriormente, a Presidência abriu espaço para apresentação e debate de temas diversos trazidos pelos representantes dos clubes, que também geraram intensa discussão. 
O tema final da Assembleia foi o Sorteio das Chaves que formarão o calendário regional de conrrente ano, já abordado em outras postagens. 


Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro
Fonte: FBRGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.