googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: SOCIEDADE RECREATIVA XV DE MARÇO: UMA CÁPSULA DO TEMPO COM DESTINO AO PASSADO E AO FUTURO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

SOCIEDADE RECREATIVA XV DE MARÇO: UMA CÁPSULA DO TEMPO COM DESTINO AO PASSADO E AO FUTURO

Mais do que um novo local e uma nova cultura, alguns clubes permitem que os esportistas experimentem uma verdadeira viagem no tempo. Esses locais oferecem a oportunidade de conhecer e vivenciar o passado, praticando o esporte do Bolão assim como os seus antepassados o fizeram. 
Fundado em 15 de março de 1935, em São José do Campo Bom, então ainda 4º distrito do município de São Francisco de Paula, foi fundada a Sociedade Recreativa XV de Março, bem no centro da cidade de Cambará do Sul. Sua primeira sede social, ainda de pé, situava-se no antigo prédio da Prefeitura Municipal e hoje, Centro Cultural de Cambará do Sul. 
Em 1951, a direção da época resolveu construir uma nova sede social. Em 19 de dezembro de 1953, foi inaugurado o clube na atual rua Laurindo Macedo, com a Avenida Getúlio Vargas. 
O Clube sempre se destacou pela promoção de bailes. Nos domingos à tarde, rapazes e moças se reuniam para o matiné, com um gaiteiro local, e também para jogar pingue-pongue e Bolão. Em 06 de novembro de 1954, o clube recepcionou com um baile o então Governador do Estado, Ildo Meneghetti.
Ao longo de sua história, a principal atividade esportiva da Sociedade foi o esporte do Bolão. Dotado por duas canchas, o Departamento do Bolão segue preservado no tempo, assim como seus antigos adeptos o deixaram. Atualmente, o departamento está inativo, à espera dos gloriosos tempos em que a bola rolava nos pranchões um tanto desgastados. 
Dona Neiva Titoni Silva, a atual Presidente do clube, revela uma certa mágoa com a atual situação de abandono da quadra esportiva. Ela luta para que a intenção de alguns diretores em transformá-la em salas de aluguel não se confirme. "Até porque, sendo um clube recreativo, seu principal objetivo é de proporcionar lazer aos seus associados", segundo ela. Atualmente, as suas principais receitas advém do aluguel para eventos sociais. 
De qualquer modo, a Dona Neiva deixou os pranchões disponíveis para a retomada da prática esportiva e lutará, enquanto estiver no cargo, para que o espaço retome a sua antiga glória.

Sociedade Recreativa XV de Março de Cambará do Sul


Sra. Neiva Titoni Silva - Presidenta do Clube







Placa Comemorativa ao Jubileu de Prata

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro
Acervo: Blog O Braço de Ouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.