googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: EM ALGUM LUGAR DO PASSADO: A LENDA DO COMBATE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO: A LENDA DO COMBATE

Carlos Gilberto Drecksler é pesquisador da história gramadense e autor de alguns livros sobre Gramado, entre eles: "Eterna Recreio de 1915 a 2005", "Retratos de Gramado", "Era Uma Vez - Relatos de Gramado" e "Romantismo".
Em uma de suas histórias ele relatou que, certa vez, meados de 1942, houve no Clube Gramadense um jogo de Bolão entre o Grupo Combate, da Sociedade Recreio Gramadense, e um Grupo de jogadores representando Igrejinha. Segundo o escritor "havia uma grande competição entre a cidade de Gramado e Igrejinha em desempenho esportivo, como até hoje acontece em times de futebol. Mas naquela época, no Bolão existia muito fanatismo, mesmo."
O relato é sobre o que aconteceu em um famoso "embate na Recreio". "Todos prontos para a grande partida. Nós da equipe Combate, de Gramado, tínhamos uma grande vantagem: um companheiro do time de Bolão, muito criativo e habilidoso. Nosso amigo, muito esperto, decidiu instalar um pequeno macaco hidráulico embaixo da cancha", conta Gilberto. "Um dos jogadores ficava escondido e cada vez que o time de Igrejinha jogava, recebia um sinal para acionar o macaco, que levantava cerca de 2 cm de um lado da pista. Claro que os adversários não tiveram a mínima chance. Quando a jogada era feita pelo time Combate, a cancha era discretamente baixada, com o auxílio do equipamento e ai era ponto certo: Bola no meio e pinos para todos os lados. Uma jogada caprichada e ninguém desconfiou de nada. Ganhamos de goleada esse jogo. A comemoração aconteceu com muita música e um ótimo churrasco. O amigo criativo foi erguido pelo time que comemorou esta vitória." (Por Juliana Koetz)

Jogo de Bolão na Sociedade Recreio Gramadense em 1963
Acervo: S.R.G

Caricatura "O Bolonista e o Macaco"
Ilustração Margot Dal Ri Rost
Projeto Relembrando Recreio Gramadense

Fonte: Recreio Gramadense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.