googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: CRÔNICA DO BOLÃO: INOVAR É PRECISO, RENOVAR É NECESSÁRIO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

CRÔNICA DO BOLÃO: INOVAR É PRECISO, RENOVAR É NECESSÁRIO

Com o processo eleitoral finalizado e diretoria reconduzida, a Federação Gaúcha de Bolão demonstra que não se renderá ao conformismo e acomodação. Já nos primeiros momentos de sua nova gestão, importantes medidas foram anunciadas pela direção atestando estar mais motivada que nunca em restituir, ao esporte do Bolão, a sua antiga glória. O foco principal do novo mandato se centrará na renovação e na busca por novos e jovens talentos. Mais do que nunca uma frase fez tanto sentido: "Inovar é preciso, renovar é necessário."
Obviamente, não se trata de tarefa fácil e de resultados no curto prazo. Mas, todos nós, clubes e atletas, podemos adotar algumas atitudes que colaborem com este indispensável propósito. Para tanto, lançamos algumas sugestões:
1) Organize um ambiente propício para que o jovem possa estar conectado permanentemente com as redes sociais e internet. A nova geração está alicerçada na tecnologia e utiliza as redes sociais para reforçar suas crenças e interesses. Não adianta somente ter uma rede de internet disponível, é necessário que funcione. Também é necessário que hajam tomadas de fácil localização e mais que suficientes para que todos possam recarregar seus dispositivos, sem as costumeiras filas.
2) Divulgue rotineiramente notícias e eventos do Bolão em seu site e redes sociais. De que adianta um site na internet desatualizado. Inclua em sua rotina a atualização permanente de resultados, informações, novidades e a programação de eventos do Bolão. Ao divulgar as informações e postagem de fotos, não esqueça de identificar o esporte e detalhes relacionados ao evento (do que se trata, data, local, participantes, resultados, etc.). Faça uso de muitas fotos, imagens e vídeos sempre identificando o esporte que pratica. Sempre se diz que a primeira impressão é que fica. Então, vamos impressionar nossos jovens, leitores e seguidores. 
3) Identifique nos uniformes o esporte que pratica, o nome do clube e do atleta. Dê vida ao Bolão em seu uniforme. Faça com que todos visualizem o esporte que você pratica sem a necessidade de interpelá-lo. Assim como acontece em outros esportes, indique também nele as suas principais conquistas, quer com estrelas ou qualquer outro meio de identificação. Como você não pode carregar fisicamente a galeria de troféus pelos caminhos que o Bolão te leva, identifique-os em seu uniforme. No mínimo, você despertará a curiosidade de seus observadores.
4) Transforme o espaço do Bolão numa vitrine que valorize a marca "Bolão". Mais do que nunca, os jovens valorizam e muito a mídia social. Tente transformar o ambiente formal e tradicional do Bolão num mostruário que valoriza a marca Bolão. Disponibilize painéis, televisores, banners, vídeos, fotos, que podem conter temas e jogos de Bolão. Compartilhe eventos com transmissão ao vivo relacionados ao esporte em painéis para que todos possam assistir. Disponibilize fotos e banners também no ambiente externo para que os que passem, saibam que ali se joga Bolão. No entanto, não se deve confundir uma comunicação moderna com atitude liberal. Importante manter os princípios que regem o esporte das amizades.
5) Construa uma relação de afinidade com seus atletas. Os jovens contemporâneos, denominados de Geração Z, desconstroem rótulos e valorizam muito o seu próprio "eu". O "eu" é o seu reino e lugar. Portanto, se em pouco tempo não se sentirem valorizados e importantes neste ambiente, levantam acampamento e seguem outro caminho. Simples assim!
6) Incentive a presença feminina no Bolão, convide-as para ocuparem funções de liderança. Tão importante quanto captar jovens é retê-los no esporte. Ninguém sabe desempenhar melhor esta função que as mulheres. Essa coisa de dizer que "mulher não sabe fazer direito" faz parte do passado. Não esqueça que elas são as mentoras desta nova geração e sabem muito bem como administrar seus "pupilos". Além disso, baseadas na experiência e intuição, podem ocupar funções gerenciais com extremo sucesso. Basta conferir nas redes sociais.
Sugestões de medidas simples que não requerem muitos investimentos. Pensem nisso!

Foto: Rafael Sena
Edição: Blog O Braço de Ouro

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.