O principal ponto, depois dos dois surpreendentes reveses da Ceriluz Afucoper, de Ijuí, e da Sogipa, de Porto Alegre, é de que atuar no sentido de que não ecoem entre os demais Clubes, pois, dentro do cenário econômico atual, as chances são reais de que possam ser replicados. Há que se entender e analisar o que de fato aconteceu e o que se pode fazer para prevenir a incidência de novas ocorrências. Não se trata de tarefa simples e de atribuição única e exclusiva da Federação. Requer mobilização e discussão de todas as partes envolvidas, até porque, os Clubes é que conhecem as suas verdadeiras realidades e não a Federação.
Mas, como empreender um debate dessa grandeza sem o envolvimento de maiores recursos e que seja prático? Simplesmente, promovendo um grande e arrojado "upgrade" aos Campeonatos Estaduais de Bolão. Aproveitar a presença dos Clubes e seus dirigentes para realizar um "encontro" de discussões, concomitantemente com a competição. Dar um sentido ao potencial inaproveitado dos chamados "tempos ociosos" das disputas e torná-los muito mais produtivos em prol do Bolão. Com uma pauta pré-definida e objetiva, reunir os dirigentes em um amplo debate, realizando um diagnóstico apurado dos problemas, verificar pontos fortes e fracos que interferem no bom andamento do esporte, avaliar casos de sucesso, trocar experiências, planejar o futuro, além de determinar e distribuir planos de ação entre os envolvidos. Pode-se incrementá-los também com palestras motivacionais, de gestão e "cases" de sucesso, envolver a comunidade, empresários e autoridades locais num simpósio de idéias. De qualquer maneira, as pessoas já se farão representadas no evento, aconteça o "Forum" ou não. Basta somente agregar mais uma atividade que, em nosso ponto de vista, terá caráter tão nobre, quanto a competição em curso.
Certamente, haverão opiniões contrárias alegando que não haverá representatividade suficiente para tomada de decisões. Ledo engano! As competições estaduais trazem sempre as principais equipes em cada uma das categorias em disputa, plenamente habilitados para designar novos rumos ao esporte.
Apesar de tantos progressos já alcançados, o fantasma das adversidades e dos infortúnios está sempre a espreita no Bolão. Precisamos nos mobilizar para fortalecer o esporte que tanto apreciamos! Dada a sugestão!
Por José Carlos Werle, editor e redator do Blog O Braço de Ouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.