googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: SOCIEDADE GINÁSTICA PORTO ALEGRE, 1867 (SOGIPA)

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

SOCIEDADE GINÁSTICA PORTO ALEGRE, 1867 (SOGIPA)

A Sogipa, de Porto Alegre, comemorou nesta última semana, seus 151 anos de fundação. A Sogipa foi fundada como Deutscher Turnverein (Sociedade Alemã de Ginástica), em 1867, por um grupo de imigrantes alemães, que mantinham a cultura Turnen (prática da ginástica) trazida da Alemanha. O empreendimento inicial contou com a participação de 25 sócios. 
Desde a sua fundação, o clube passou por momentos difíceis sofrendo crises e desagregações. Foi em 1892 que o quadro começou a mudar. Nesse ano, é fundado o Turnenbund (pela fusão do Deutscher Turnerverein ao Turnklub). Em suas primeiras décadas de existência, a Sogipa tinha como atividades principais a ginástica, o tiro ao alvo, o teatro e a realização de reuniões dançantes. Depois de, no mínimo, três mudanças de endereço, sempre em propriedades alugadas, um espaço próprio para a realização das atividades foi, desde cedo, uma preocupação para os mais ativos sócios do clube. 
As primeira décadas do século XX foram fecundas para o desenvolvimento social, esportivo e cultural do clube. No dia 06 de setembro de 1901, a Sogipa formou seu primeiro Grupo de Bolão denominado 6 de Setembro. Em 1917, foi fundado o Grupo de Bolão Hércules (29/05/1917). A partir das décadas de 30 e 40, quando o Clube passou a chamar-se "Sociedade de Ginástica de Porto Alegre, 1867 - SOGIPA", o clube passou a, cada vez mais, buscar uma identidade brasileira, gaúcha e porto-alegrense.
O século XX viu o esporte desenvolver-se com força na Sogipa: atletismo, bolão, punhobol, tênis, basquete, vôlei, tênis de mesa, judô, bocha, patinação, futebol, além da ginástica, esgrima e natação. No âmbito da cultura surgiram grupos folclóricos, como o de Bávaros e o de Cultura Gaúcha. Também se desenvolveram o Plenitude, reunindo pessoas da "melhor idade" e incrementou-se o acervo da biblioteca sogipana, além dos grupos de escoteiros e bandeirantes. 
Entre 1940 e 1944, foram construídas as sedes dos departamentos e um estádio atlético, majestoso para a época, por iniciativa de José Carlos Daudt. Graças ao estádio, a Sogipa obteve, anos mais tarde, um alto desenvolvimento do atletismo e grande visibilidade no cenário estadual. Hoje, o estádio José Daudt possui uma das melhores pistas atléticas da América Latina, instalada em 2003. Em 1957, começaram a ganhar forma um ginásio junto à sede da Avenida Alberto Bins, inaugurado em 1958. Entre os anos de 1963 e 1971, o Sogipa passou a concentrar seus novos projetos na sede do Bairro São João, onde hoje está localizada. Por volta de 1970, a Sogipa adquiriu a antiga fábrica de acordeões Veronese, que deu lugar ao centro de esportes da instituição. Em 27/04/1971, é formado o Grupo de Bolão de Casais "Os Cafonas", ativo até hoje. Também, neste período, são instalados os armadores eletrônicos, pioneiros no Estado. Na década de 80, a Sogipa vendeu a sede no centro e comprou a sede da Sociedade Libanesa, situada ao lado do Parque São João. Ali se encontra hoje o Departamento de Cultura Gaúcha.
No esporte do Bolão, a Sogipa ganhou destaque, ao longo dos anos, ao se transformar numa "potência" do Bolão, ao conquistar vários títulos regionais, estaduais e nacionais: seis títulos estaduais de Bolão 23 Masculino, cinco títulos estaduais de Bolão 23 Feminino, quatorze títulos estaduais masculino de Bolão 16, 13 títulos estaduais feminino de Bolão 16, entre outros. São vários os títulos nacionais: Campeões Brasileiros Masculino de Bolão 23 em 2009 e 2012; Campeões Brasileiros Feminino de Bolão 23 nos anos de 2012 e 2018, além de dois títulos nacionais masculino de Bolão 16. O Clube também tem contribuído com a cessão de vários atletas para as seleções Gaúcha e Brasileira, tanto de Bolão 16, quanto no Bolão 23.
Nossas saudações e homenagens ao Clube porto-alegrense pela passagem de seu aniversário. Que tenha vida longa e continue a brilhar no cenário esportivo regional e brasileiro.

Sogipa de Porto Alegre (RS)
Departamento de Bolão

  Sogipa de Porto Alegre (RS)
Departamento de Bolão

Sogipa de Porto Alegre (RS)
Departamento de Bolão

Sogipa de Porto Alegre (RS)
Vista Aérea

Equipe Feminina da Sogipa
Campeã Brasileira de Bolão 23 de 2018

Equipe Masculina de Bolão 23 
Participante dos Regionais de Bolão de 2018

Equipe Masculina de Bolão 16

Fonte: Sogipa de Porto Alegre

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.