googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: EM ALGUM LUGAR DO PASSADO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO

A coluna traz hoje um registro histórico do Clube de Bolão Teutônia, feito em madeira de guabiroba, na Marcenaria dos Wallauer. Com sede no Bairro Boa Vista, na cidade do mesmo nome, o clube foi fundado em 18 de dezembro de 1931.
A obra de arte foi executada pelo marceneiro Adão Seberino, que antes trabalhava na empresa Móveis Reeps, de Lajeado, onde trouxe o gosto pela arte. Os 16 bolonistas na arte são: Gustavo Ahlert, Oscar Fritscher, Benno Surkamp, Erno Dahmer, Bernardo Dietze, Olívio Dahmer, que foi vereador em Estrela, Roberto Diesel, Orlando Sauer, Edvino Dietze, Alcido Dahmer, Albino Dickel, Célio Krützmann, Ewaldo Drehmer, Germano Dickel, Levinus Musskopf e Remy Scholz. Esta era a formação da equipe do ano de 1955. 
A partir de 1960, a vida social de Boa Vista entrou em decadência causada pelo fechamento de três empresas, entre elas, a Fábrica de Manteiga Dahmer & Cia e Curtume, Sapataria, Chinelaria e Selaria de Diesel & Eckerdt. 
Ainda em 1960, a Wallauer & Cia. não fornecia mais a luz elétrica para as vilas de Languiru, Boa Vista e Linha Frank. Motivo: Elton Klepker, conseguiu trazer a energia da CEEE para a região, isto porque, a Laticínios Languiru precisava de energia forte e estável. No dias de enchente a Wallauer não fornecia luz e em épocas de pouca chuva, não havia água suficiente para movimentar as duas turbinas existentes. Boa Vista foi pioneira na produção de energia elétrica à partir de 1932, graças ao empenho de Henrique Sommer, filho do professor Guilherme Sommer. 

Foto: Selby Wallauer

Edição: Blog O Braço de Ouro
Fonte: Selby Wallauer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.