googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: NOTÍCIAS DO BOLÃO - O BOLÃO COMO PRINCÍPIO E PROPÓSITO EDUCACIONAL

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 16 de julho de 2019

NOTÍCIAS DO BOLÃO - O BOLÃO COMO PRINCÍPIO E PROPÓSITO EDUCACIONAL

Quem disse que o Bolão, mesmo sendo um esporte milenar, não pode ser utilizado como referência no desenvolvimento educacional? Pois, isso está acontecendo na cidade de Caxias do Sul. Alex Júnior Panazollo, estudante e atleta do Bolão, atualmente atuando pela equipe da Sociedade Tiro ao Alvo, de Nova Petrópolis, está utilizando os conceitos mecânicos dos atuais armadores de pinos do esporte do Bolão, para desenvolver conjuntamente com dois colegas de classe, um novo projeto que trará uma maior eficiência e praticidade no processo de devolução da bola, nas quadras onde se pratica os esporte do Bolão.
O projeto já tem um protótipo de uma mini cancha de Bolão, que foi elaborado durante o processo de aprendizado do Curso de Mecatrônica em que o grupo participa, em Caxias do Sul. "Quando era pequeno, ia nos treinos e jogos de Bolão que os meus pais participavam e sempre adorava olhar as máquinas que arrumavam os pinos e devolviam as bolas. Eu sempre pensei que ainda iria construir uma máquina de verdade e o sonho se realizou", comenta Alex Panazzolo, orgulhoso dos resultados obtidos. 
O grupo encontra-se no estágio 2 de 4 etapas. Parte do trabalho realizado pelo grupo transcorreu no Curso do Senai Mecatrônica, em Caxias do Sul, e a outra na casa do Alex. "Nosso objetivo era mostrar o aprendizado com microcontrolador "ARDUINO" do nosso Curso de Mecatrônica. Os materiais utilizados são bem simples: alguns pedaços de madeira compensada, a estrutura da máquina é feita em polietileno, o mesmo material utilizado nos pinos, atualmente. O motor é com caixa de redução. Os pinos são feitos em alumínio para dar mais dificuldade nas jogadas e também utilizamos uma esfera metálica (bolinha de rolamento). A avaliação envolve a apresentação da máquina e processo de programação", explica Alex. 
"Foram muitos dias de trabalho duro com ajuda dos colegas de curso Otávio Fianco e Natan Oliveira. Tive como base as máquinas do nosso conhecido Rudi Baun Automações, que tinha uma mente brilhante em automação deste tipo. Lembro que a máquina é apenas um protótipo que está sendo melhorada aos poucos. Quem sabe daqui há alguns anos, poderemos jogar uma final estadual com minha própria máquina" complementa Alex Panazzolo.  

Natan Oliveira (à esquerda), Otávio Fianco (ao centro), 
Alex Panazzolo (à direita)
Foto: Alex Panazollo

A Mini Cancha de Bolão
Protótipo Desenvolvido pelo Grupo
Fotos: Alex Panazollo

Protótipo da Mini Cancha
Foto: Alex Panazollo

Vídeo com a Mini Cancha em Funcionamento

Fonte: Alex Júnior Panazollo

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.