googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: BOLÃO E COOPERAÇÃO: UNIÃO QUE DÁ JOGO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

sábado, 5 de julho de 2025

BOLÃO E COOPERAÇÃO: UNIÃO QUE DÁ JOGO

Neste sábado, dia 05 de julho, se comemora o dia Internacional do Cooperativismo. Sabe porque este tema merece uma coluna? Porque Bolão e Cooperação tem tudo a ver. Se você não está convencido, pense um pouco. O time em cancha só vence a disputa quando há esforço coletivo. Claro que alguns craques sempre se destacam, mas eles não conseguem fazer tudo sozinhos. Com um atleta apoiando o outro se atinge o resultado esperado. 
Mesmo nas disputas individuais o Bolão e cooperação se relacionam. Basta lembrar que por trás de um campeão, existem capitães, treinadores, fabricantes de materiais esportivos e clubes que mantém estruturas de apoio atuando juntos para promoverem resultados. Ou seja, quem sobe no pódio representa muita gente. 
Isso pode até soar estranho para um bolonista, mas esse senso comum faz parte de uma filosofia conhecida como "Olimpismo". Ela prega os mesmos princípios do esporte das amizades: a compreensão mútua, igualdade e do jogo limpo (fair play). Tais ideais são possíveis quando há, sobretudo, paz entre as pessoas, independentemente das diferenças religiosas, culturais, econômicas ou políticas. Em paralelo, também é necessário respeitar as regras que servem tanto para a prática do Bolão, quanto para a vida. 
Notou a semelhança? No Bolão não há discriminação por gênero, etnia, idade e estrato social, filiação política ou confissão religiosa. Todo mundo é livre. Os nosso encontros esportivos transmitem lições de disciplina e companheirismo, como também novas perspectivas para quem tem um futuro incerto.
Os participantes do Bolão compreendem-se desde cedo como parceiros e nunca como adversários. Isso estimula a participação e o respeito entre seus integrantes. Embora a vitória não seja garantida, um jogo "cooperativo" de Bolão garantirá, ao menos, que cada bolonista possa se divertir muito do começo ao fim.
Entendeu agora?


Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.