googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: "ACERTAR É HUMANO, MAS ERRAR TAMBÉM É!"

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

sábado, 7 de dezembro de 2024

"ACERTAR É HUMANO, MAS ERRAR TAMBÉM É!"

"Acertar é humano, mas errar também é!" Você, bolonista, já parou pra pensar que tudo o que você faz bem feito no Bolão já foi mal feito por você um dia? Você já percebeu que, mesmo sendo bom jogador, de vez em quando você arremessa uma "bola fora", acabando por xingar-se a si próprio? Pois é, isso acontece porque você é humano, assim como todos que te cercam, incluindo seus colegas de esporte. 
O erro nada mais é que uma maneira de aprender alguma coisa e que faz parte do processo de aprendizado e evolução. Portanto, se os atletas, aprendizes, aspirantes não tiverem apoio, liberdade e segurança para tentar, se não forem desafiados a arriscar, nunca se tornarão o que podem ser. 
Uma das empresas em que trabalhei mantinha um lema: "Faça certo da primeira vez". Fazer certo da primeira vez até é fácil, difícil é já fazer o melhor que se pode na primeira tentativa, porque entre o certo e o errado está o processo de aprendizagem. 
O capitão quando dá instruções durante o jogo, tem muito a ver com os mesmos arremessos errados e que já foram mal feitos por ele um dia. Mas, pelo fato de alguém lhe ter permitido e ajudado a melhorar a sua execução, ele também não quer ser injusto a ponto de tirar a oportunidade que está sendo dada a você para que, com o tempo, consiga fazê-la, quem sabe, melhor ainda que ele próprio. 
Jogar Bolão não é fácil. Desenvolver novos adeptos é muito mais complexo que se imagina. Se na etapa de aprendizado os erros superam os acertos, o atleta aprendiz, muitas vezes, sucumbe pelo desinteresse de quem ensina. O que dirá, então, evoluir daquilo que é apenas certo para o que é melhor?
Você, certamente, conhece ou já ouviu falar de Kobe Bryant, que marcou uma geração de atletas no basquete mundial. Bryant jogou 20 temporadas, ajudou seu time a ganhar 5 títulos. Em número de pontos marcados supera Michael Jordan. Tem a segunda maior pontuação em uma única partida na história da NBA (81 pontos). Foi eleito quatro vezes o jogador mais valioso do mundo e ganhou duas medalhas olímpicas de ouro, além de ser o jogador mais bem pago durante os anos de atividade. O que ninguém sabe é que Bryant foi o jogador que mais errou arremessos na história da NBA: foram 16.938 bolas fora da cesta.
Aprender a jogar Bolão é uma jornada que passa por muitos acertos, mas também por muitos erros. Importante criar um ambiente onde os atletas tenham liberdade de crescer com suas imperfeições, já que a única pessoa que está isenta de erros é aquela que não arrisca acertar. (Texto adaptado da crônica de Marco Fabossi). 


Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.