googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: SOCIEDADE RECREATIVA 13 DE JANEIRO DE IGREJINHA COMPLETA 102 ANOS DE ATIVIDADES

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

SOCIEDADE RECREATIVA 13 DE JANEIRO DE IGREJINHA COMPLETA 102 ANOS DE ATIVIDADES

No dia 13 de Janeiro de 1921 era fundada a Sociedade Cultural e Recreativa 13 de Janeiro, da cidade de Igrejinha (RS), também popularmente conhecida como "Casa de Pedra". Na verdade, o nome "Casa de Pedra" faz referência aos primórdios da Sociedade. Os encontros e atividades do clube, no período de sua fundação, ocorriam no Salão Arthur Müller, que se localizava na Localidade de Invernada, até meados do ano de 1969, tendo o Canto como sua principal atividade. Neste ano, a sociedade adquiriu o prédio da Casa de Pedra, que foi a primeira edificação de alvenaria da Colônia do Mundo Novo, antigo nome do município, local que passou a ser sede de suas atividades.
Em assembleia realizada no dia 08 de dezembro daquele ano, os sócios decidiram demolir o prédio para que fosse construída uma nova sede neste mesmo local. Uma estrutura ao redor da Casa de Pedra chegou a ser erguida e um grande baile foi organizado em memória do grande valor histórico que o local agregava, baile cuja renda reverteria para a obra iniciada.
Porém, um movimento social constituído principalmente pela Maçonaria, Lions Clube, Rotary Clube e CTG Fogão Gaúcho de Taquara, viria a impedir tal feito de modo que em 12 de junho de 1974, o Decreto Municipal nº 266 tornou o prédio Patrimônio Histórico do já emancipado Município de Igrejinha. Em 31 de outubro, a Casa de Pedra passou a integrar o Patrimônio Histórico do Estado do Rio Grande do Sul, acabando de vez com o sonho da Associação de construir a nova sede.
Em 15 de julho de 1976, o Estado indenizou a Sociedade pela desapropriação do prédio e, assim, o grupo adquiriu uma propriedade de quatro hectares às margens da ERS 115, junto à rótula da Estrada Picada Francesa, local onde foi construída a sede que existe até os dias atuais. Nesse mesmo momento, a sociedade passou a se chamar Sociedade Recreativa e Cultural 13 de Janeiro. 
Atualmente, a agremiação mantém firme a atividade primeira que constitui seu DNA, o "Canto Coral", mas também agregou como sua principal atividade esportiva o Bolão. O Clube conta com os Grupos de Bolão: "Os Alegres", fundado em 1949; "Os Caipiras", fundado em 1975; "As Palomas", fundado em 1978; "Os Divertidos", fundado em 1979; "Treze de Janeiro", fundado em 1979; "Andorinhas", fundado em 1983; "Bom Pastor", fundado em 1988 e "Unidos", fundado em 1991. A Sociedade 13 de Janeiro ganhou notoriedade no esporte do Bolão do Estado à partir das conquistas em sequência do Campeonato Estadual de Bolão Série Prata Masculino de 2018 e 2019. 
Parabenizamos o glorioso Clube de Igrejinha pela passagem de seu aniversário e que tenha vida longa no Bolão.

Sociedade 13 de Janeiro de Igrejinha

Casa de Pedra (antiga sede do clube) - (Foto: Repercussão Paranhama)

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro
Fonte: Sociedade Cultural e Recreativa 13 de Janeiro de Igrejinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.