googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: O FUTURO DOS CLUBES DE TIRO E BOLÃO - AMEAÇAS E OPORTUNIDADES

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

O FUTURO DOS CLUBES DE TIRO E BOLÃO - AMEAÇAS E OPORTUNIDADES

O primeiro dia do novo governo trouxe muitas incertezas quanto ao futuro dos clubes de Tiro no Estado e no Brasil. O presidente assinou um decreto para limitar o acesso a armas e munições, além de suspender novos certificados de registros (CR) a caçadores, atiradores e colecionadores (CACs). O decreto também suspende a possibilidade de registrar novos clubes e escolas de Tiro. Além disso, o Exército não poderá mais autorizar qualquer tipo de nova aquisição de armas e terá de interromper os processos de aquisição que estavam em andamento. 
Especialistas em legislação sobre a matéria, acreditam que a mudança poderá levar à insolvência clubes de tiro, lojas de armas, além de inviabilizar a prática do tiro esportivo. Outra mudança promovida pelo decreto diz que pessoas sem registro de CAC não poderão mais praticar tiro em clubes, até que a atividade tenha sido regulamentada. Isto inibirá sensivelmente a entrada de novos praticantes na modalidade já que, sem o CR, o aprendiz estará proibido de fazer algum curso, aprender fundamentos, ou ainda mesmo, conhecer o esporte. Irremediavelmente, trata-se do primeiro passo para o fim da modalidade esportiva no Brasil, no longo prazo.
Esta medida pode parecer indiferente para o esporte do Bolão. No entanto, um grande contingente de clubes, principalmente no sul do país, compartilha a modalidade com o esporte do Bolão, como herança dos imigrantes que aportaram no Brasil. Tanto que, todos os anos, acontecem as tradicionais disputas do Rei e Rainha do Tiro e do Bolão, que reúnem comunidades inteiras nestas agremiações.
As restrições impostas no Tiro podem ameaçar a sobrevivência do Bolão nos clubes que compartilham ambas as práticas esportivas, já que, as implicações refletirão na redução do número de associados, na menor geração de receitas, bem como na ociosidade dos espaços reservados à modalidade. Este cenário de insegurança adiciona novas preocupações, inclusive, quanto ao aporte dos escassos recursos públicos aos clubes de tiro. 
Diante disto, só nos resta perseverar, ficar atento e continuar na luta para o bem do esporte do Bolão. 


Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro
Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.