googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: POR ONDE ANDAM OS NOSSOS CRAQUES DO BOLÃO DO PASSADO?

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

POR ONDE ANDAM OS NOSSOS CRAQUES DO BOLÃO DO PASSADO?

Os mais antigos certamente lembrarão de Paulo Swarowsky, que fez parte, juntamente com a esposa Vera, nas décadas de 1990 e 2000, de uma das equipes de casais mais competitivas e vencedoras do Estado do Rio Grande do Sul, o Grupo de Bolão de Casais Os Incríveis, filiado ao Corinthians Sport Club, hoje renomeado Esporte Clube União Corinthians, da cidade de Santa Cruz do Sul. 
Natural de Sinimbu e morador da cidade de Santa Cruz do Sul, aos 72 anos, comemorados no dia 28 de agosto, Paulo Swarowsky, cirurgião dentista de profissão, apesar de ter se afastado do Bolão há algum tempo, nunca deixou de praticar esportes e dividia suas preferências com o atletismo, especialmente nas corridas de pista. Nesta modalidade foi medalhista de bronze no Sul-Americano de Atletismo Master de Santiago, no Chile, Campeão Brasileiro por três anos seguidos e também recordista gaúcho para atletas com mais de 70 anos, repetindo suas façanhas dos tempos de Bolão.
No entanto, seu maior desafio foi a descoberta de um câncer no intestino, há um ano e nove meses. A partir daí, a corrida passou a ser outra. "Fiz uma cirurgia de grande porte, mas da qual recuperei muito bem. Depois veio a Quimioterapia, esta sim me detonou. Após o término dela, comecei os treinamentos de maneira muito leve. Minha resistência estava zerada e o processo de recuperação não foi fácil, mas veio. Em junho, fiz um "longão" de 30 km num ritmo de 5,22 min/km", celebrou Swarowsky. 
Ele já treina por conta própria e participa de eventos de corrida há 46 anos. A sua prova favorita é dos 400 metros rasos. "Meu foco atual é a corrida de resistência, mas pretendo voltar aos 400 metros de novo, agora mesclando com corridas de rua. Estávamos nos preparando para correr a maratona de Porto Alegre, em maio, e a maratona de Colônia (Köln), na Alemanha em outubro, mas foi tudo cancelado", comentou.
Paulo Swarowsky não pensa em voltar para o Bolão. De qualquer modo, mostra que não há limites para a prática esportiva e faz de suas passadas pelas ruas de Santa Cruz do Sul um grande ingrediente de superação e motivação. (Texto adaptado do Jornal GAZ - Gazeta Online - publicado em 19/07/2020, por Roberto Patta).

Paulo Swarowsky
Foto: Divulgação (GAZ Online)

Grupo de Bolão de Casais Os Incríveis do Corinthians Sport de Santa Cruz do Sul
Paulo Swarowsky (em pé, o quarto da esquerda para a direita)
Foto: Acervo Pessoal de Ângela Maria Schneider

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro
Fonte: GAZ Sua Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.