googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: NOTÍCIAS DO BOLÃO: MEXA-SE PARA SE PROTEGER DA COVID-19

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

NOTÍCIAS DO BOLÃO: MEXA-SE PARA SE PROTEGER DA COVID-19

Neste domingo, 20 de setembro, o Bolão perdeu um seus principais colaboradores e entusiastas para a Covid-19: Ademir Arnold, filiado ao Clube Oriente de Campo Bom. A semana também foi marcada pelo cancelamento do calendário de competições da FBRGS de 2020, ou seja, um prato cheio para cairmos na tentação de nos entregarmos, definitivamente, ao medo e por consequência, ao sedentarismo. 
Grupos de risco: certamente você já deve estar familiarizado com esse termo. Se não, saiba que, segundo dados da própria FBRGS, 40% dos atletas federados à instituição têm mais de 60 anos, atendendo aos requisitos dos Grupos de Risco. Alguns de nós ainda contam com alguma doença crônica, como, obesidade, hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e respiratórios, entre outros. 
Em comum, quando as pessoas dos Grupos de Risco são infectadas pelo vírus, seu organismo não consegue combatê-lo com tanta eficiência e, aí, os sintomas e as reações indesejadas pioram. Mas, antes que você pense algo como "Ah, eu me cuido e não faço parte desse grupo", tenha em mente que mais da metade dos adultos brasileiros (86 milhões) apresenta, ao menos, um dos fatores de risco para uma evolução grave do Covid-19. Muitos sequer sabem que possuem um problema crônico. 
Estar ciente destas questões e ajustar o dia a dia para administrá-las, faz diferença até diante do coronavírus. Não há garantias, mas boa parte das complicações seriam evitadas se doenças prévias estivessem sob controle. Uma das formas mais simples e eficazes e, por que não, prazerosas de prevenir ou dominar tais condições é mexer o corpo. "Temos observado que indivíduos mais ativos se recuperam mais rapidamente da Covid-19 que os sedentários, afirma o cardiologista e médico do esporte Nabil Ghorayeb, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. 
A lista de benefícios da prática regular de atividade física é extensa e tem bônus na Pandemia. "Quando nos exercitamos, o corpo produz substâncias anti-inflamatórias, e isso é crucial se levarmos em conta que pacientes graves de Covid desenvolvem um processo inflamatório intenso", explica Antônio Lancha Jr., professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP). Botar o esqueleto em movimento não só ajuda a equilibrar a imunidade como trabalha o diafragma e os músculo intercostais, importantes ao sistema respiratório e na recuperação de um eventual ataque do coronavírus.
Se você já praticava ou pratica alguma atividade, siga com ela, fazendo as adaptações necessárias, respeitando suas particularidades e limites. Note porém que, enquanto exercícios moderados melhoram nossa resistência a vírus e bactérias, treinos muito intensos podem comprometer o sistema imune. Por isso, consulte um médico antes dos primeiros passos e depois, mexa-se. (Adaptado do texto de Patrícia Julianelli, "Mexa-se Para se Proteger da Covid-19 - Revista Veja Saúde, de 17/07/2020)

Foto Ilustrativa

Edição: Blog O Braço de Ouro
Fonte: Revista Veja Saúde (Fitness)
Fonte: Jornal de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.