Na verdade, de alguns anos para cá, a Sociedade Ginástica passou a promover estrategicamente o Bolão como uma nova fonte de entretenimento, aos associados, mas que também servisse ao propósito de ser um esporte alternativo que pudesse ser praticado em família, sem limites de idade. Assim, foram desenvolvidas atividades afins, como o programa de treinos livres para a Bola 16, para iniciantes, torneios internos integrados, entre outras iniciativas. O presidente do Clube, Sr. Fernando Martini, que tomou posse em janeiro deste ano, destacou a importância do Bolão no desenvolvimento da Sociedade Ginástica. "Estamos investindo no Bolão! Eu também jogo Bolão! O Bolão é importante para a Sociedade, pois ocupa uma de suas áreas mais nobres. Os jovens sócios, em geral, dão mais atenção aos esportes que dão fama e evidência, como o Basquete, Vôlei e Tênis. Queremos que o Bolão também seja uma opção de diversão". O Departamento de Bolão está subordinado à Vice Presidência Esportiva Não Olímpica, do Clube, e conta com um Diretor de Bolão e dois Auxiliares: um na Área Social e outro na Financeira.
Quem está a frente destes novos projetos é Irio Idomenes dos Santos, um abnegado, experiente e reputado bolonista, muito conhecido em todo o Estado. "Concluímos algumas reformas na parte eletrônica das máquinas de rearme dos pinos para adaptá-las à pratica do Bolão 16, pois queremos incentivar esta modalidade do esporte, principalmente, para atrair os jovens ao Bolão". Os treinos da Bola 16 ocorrem nas sexta-feiras e já contam com um elenco de 8 atletas. "Já temos uma equipe masculina consolidada na Sociedade e queremos agregar também, até 2019, um Grupo Feminino neste espaço", destaca Irio.
O Bolão da Sociedade Ginástica é composto, atualmente, por cerca de 100 bolonistas, entre atletas ativos (a grande maioria) e não ativos, madrinhas e apreciadores do esporte. Cerca de 70 bolonistas estão cadastrados como ativos no Clube. Para conquistar novos adeptos ao esporte, o Departamento de Bolão idealizou uma competição interna (Campeonato Interno) envolvendo todos os Grupos de Bolão do Clube, aprendizes, iniciantes, jovens e experientes, homens e mulheres, divididos, aleatoriamente, em cinco Grupos, cujas disputas acontecem duas vezes por mês, e que devem seguir, ao menos, até o próximo mês de outubro.
O Blog acompanhou uma das séries de disputa desta competição para trazer algumas impressões dos participantes, aos nosso leitores. O que pudemos constatar, desde o início, é que há uma perfeita integração entre os principiantes e os mais experientes nas canchas de jogo. Bolonistas já consolidados procurando ensinar e incentivar os iniciantes a entenderem as regras, procedimentos, comportamentos e orientações sobre a melhor maneira de chegar aos tão cobiçados "noves". "Temos um manancial bom com estes jovens aqui. O importante é já começar bem desde o início com a postura básica, corrida e consertar alguns vícios", comenta César Mapelli, bolonista e capitão das antigas que ainda pratica o esporte e busca orientar os mais jovens, quando tem oportunidade. "Bolão é tudo de bom, faz um mês que comecei e pretendo continuar. Fico aguardando com ansiedade os dias de treinos", complementa a empolgada aprendiz Ângela Maria Politta dos Passos. "O Bolão está se tornando um hábito já!" destaca a filha da Ângela, Eloisa Tatiane dos Passos Hugentobler, que também é principiante e treina com a mãe. A Eloisa, inclusive, juntamente com o marido César, já integram o elenco do Grupo de Bolão de Casais Paz e Amor, vinculado ao Clube, e acompanham a equipe nas competições oficiais.
Luiz Eduardo Amoretti Bossle (Primaz), Presidente da Liga Hamburguesa de Bolão, vê com muito bons olhos os novos projetos do Clube. "Os antigos transmitindo conhecimento e dando espaço aos jovens", comenta Primaz, que também é um entusiasta do Bolão 16: "A bola 16 é o supra-sumo do Bolão. O jogo é sensacional, pois permite que o atleta se recupere de resultados ruins em alguma das canchas. Se pudesse, estaria jogando", complementa Primaz.
Esperamos que o Clube obtenha sucesso e atinja seus objetivos. São alternativas de custo relativamente baixo, com infra-estrutura geralmente já disponível e que podem ser ministrados por bolonistas voluntários. Tem tudo para dar certo!
Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (RS)
Da esquerda para a Direita: José Carlos (Blog), Sr. Fernando Martini (Presidente da Sociedade Ginástica) e Irio Idomenes dos Santos
Ângela Maria Politta dos Passos (Mãe) e Eloisa Tatiane dos Passos
Hugentobler (Filha)
César Mapelli
Capitão e Bolonista
Em pé, da Direita para a Esquerda: Alberi Ferreira dos Passos, Ângela Maria Politta dos Passos, César Hugentobler, Fernando Martini (Presidente) e Irio Idomenes dos Santos.
Agachados: Artur Henrique Sparremberger, Luis Gustavo Baumgratz e Quirino Spaniol
Luiz Eduardo Amoretti Bossle
Presidente da Liga Hamburguesa de Bolão
Resultados da Noite de Disputas
REGISTROS DA COMPETIÇÃO
Fotos, Edição e Criação: Blog O Braço de Ouro
Este DB, agradece o Sr. Jose e Sra. Silvia, pelo excelente trabalho que realizam em prol do Bolão de nossa região e estado.
ResponderExcluir