googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: O QUE ESPERAR DO ESPORTE DO BOLÃO EM 2018?

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

O QUE ESPERAR DO ESPORTE DO BOLÃO EM 2018?

A ressaca do Carnaval já passou e em algumas semanas iniciam as competições oficiais, no Estado. Talvez, seja o momento apropriado de nos perguntarmos sobre qual será o caminho que o Bolão seguirá em 2018? Em todo o início de temporada são comuns as especulações em todas as modalidades esportivas, sobretudo ao que acontece nos bastidores do esporte, na movimentação dos atletas entre os Clubes, reforços, quem sai e quem entra, o Clube que sobe e o que cai, investimentos, novos Clubes, etc. Nada muito diferente no Bolão. 

Antes de entrarmos no plano das conjecturas, há que se fazer um momento de reflexão. Não podemos esquecer que os Clubes continuam enfrentado várias dificuldades, tanto financeiras, quanto de gestão, para manterem-se ativos. O aumento das despesas e a queda de receitas são fatos que devem continuar atormentando dirigentes e administradores, ao longo de 2018, em função do quadro econômico que pouco ou nada mudou, em 2017. Além disso, há muito o que fazer no que tange a necessidade de atendimento à requisitos legais, de segurança e estatutários, que vem tirando o sono de muitos de seus gestores.

A Federação de Bolão do Rio Grande do Sul, pelo seu Presidente Enardo Hilário Braun, a Diretoria e Equipe de Trabalho tem realizado um imenso esforço em prospectar novas equipes de Bolão para integrarem o seleto grupo de afiliados da entidade. Um caminho bem sucedido que deve seguir sempre em frente.


Já no campo das especulações, quais são as chances das equipes Brasileiras no Mundial de Clubes da Alemanha? Muito difícil precisar, uma vez que, competir em terras estrangeiras requer muito mais do que força de vontade, confiança e treinamento. A técnica mais apurada e a estrutura das equipes europeias deixam a tarefa muito mais complicada para os Brasileiros. A equipe feminina do Clube 15 de Novembro de Campo Bom, por exemplo, não vai participar com todo o elenco vencedor do Campeonato Brasileiro de 2017, mas não deixará de ser menos competitiva em razão disso. Já as equipes Catarinenses tem experiência em disputas internacionais, o que poderá fazer a diferença em terras germânicas. 

O que esperar dos diversos Campeonatos Brasileiros de Bolão 16 e 23 de 2018? As equipes gaúchas levam uma grande vantagem nas competições Master (Sênior) Masculino e Feminino e na Taça Brasil de Clubes Masculino e Feminino de Bolão 23, pelo fato das disputas serem realizadas no Rio Grande do Sul. Por essa razão, os Clubes sedes são amplamente favoritos para a conquista destes Campeonatos. Pela tradição em conquistas fora de casa, a surpresa pode vir na competição de Casais, que será realizada na Sociedade Morgenau, de Curitiba, no Paraná. O Rio Grande do Sul vai ser muito bem representado, na edição de 2018, inclusive, por equipes multi-campeãs Brasileiras da modalidade. No Bolão 16, as equipes da SEF e NFCC, do Rio de Janeiro, são indiscutivelmente favoritos para os títulos das competições, por serem os anfitriões das modalidades masculino e feminino, de 2018. Importante ter em mente que, em se tratando de competições nacionais, as disputas envolvem a nata do Bolão Brasileiro e surpresas sempre podem acontecer.
  
Quais são os Clubes favoritos para as Competições Estaduais de Bolão 23 e 16? De certa forma, seria mais fácil dissertar sobre os Campeonatos Estaduais de Bolão se já estivessem definidas as sedes das etapas finais e conhecidos todos os participantes dos Regionais de 2018. Ainda assim, são muito diversas as possibilidades. Um fato que chama a atenção é que, nos últimos anos, os principais Campeonatos do Bolão 23 não tem  repetido os vencedores dos anos anteriores. Informações que nos chegam dão conta de que teremos novos Clubes participando do Estadual de 2018, não tão conhecidos da comunidade bolonista do Estado. Ao mesmo tempo, estes e outros Clubes não tão renomados estão se reforçando para participarem não apenas como coadjuvantes na edição deste ano. Já no Bolão 16, o Título Estadual do Masculino ainda deve restringir-se entre o União de Estância Velha e a equipe da Sogipa de Porto Alegre, que ainda mantém o mesmo e forte elenco das edições anteriores. No Bolão 16 Feminino, a exemplo do Masculino, a equipe do Clube 15 Novembro se mantém favorita para a conquista de mais um Estadual da modalidade, uma vez que deve competir com o mesmo grupo de 2017.  
Vamos Aguardar e conferir!

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.