Fundada em 11 de maio de 1911, as canchas de Bolão da Sociedade Atiradores de Lomba Grande aguardam por bolonistas desejosos por praticar este esporte. Há tempos isto já não acontece mais. Os Grupos de Bolão masculinos e femininos que tomavam os espaços do Bolão de segunda à sábado, já não existem mais e, aos poucos, o Bolão do Clube caiu no esquecimento da comunidade bolonista do Bairro e da cidade de Novo Hamburgo.
O Clube passou, recentemente, por uma revigorada reforma. Foram modernizados o restaurante e a fachada do Clube, bem como o espaço do Bolão. As duas canchas e o maquinário continuam organizados e ativos, mas não tem bolonistas.
Mauro Rost, ecônomo há 26 anos no Clube, explica que já se tentou, inclusive, locar o espaço para algo semelhante ao que acontece no boliche, mas não obtiveram sucesso. Assim, ele aguarda interessados que desejem, ou criar Grupos de Bolão para treinarem na semana e aos domingos à tarde (casais), alguma competição que tenha como requisito cancha neutra, ou apenas locarem o espaço para diversão ou treinos eventuais.
O ex bolonista, Ricardo João Becker, atleta do Grupo de Bolão Lombagrandense, que era vinculado ao Clube, fala com saudade dos tempos gloriosos da Sociedade: "nas segundas-feiras, o treino era da equipe do Central, às terças, do Lombagrandense, às quartas, do GB Royal, às quintas, o GB Vinte de Setembro e às sextas-feiras, do GB 12 de Outubro. O Clube também chegou a manter quatro equipes de Bolão Feminino: Alegria, Bola Preta, Glória e mais tarde, o GB Unidas. Os dias de sábado estavam reservados aos casais.". Ricardo também comenta sobre a grande rivalidade que fomentavam os GB Royal e Central, que chegavam ao extremo de não permitir que um observasse os treinos do outro. Lembrou também das dificuldades em disputar competições com a região central de Novo Hamburgo, pela falta de rodovias de interligação com a cidade. A estrada da Integração só chegou, na região, na década de 80. Outro fato que também contribuiu para a decadência do Bolão de Lomba Grande eram as constantes reclamações das demais equipes de Bolão de Novo Hamburgo, em ter que se deslocar até Lomba Grande, para as disputas das competições municipais.
Quem também esteve presente, em nossa visita, foi a Sra. Arlete Timm, ex atleta do Grupo de Bolão Alegria, de Lomba Grande. Ela recorda com muita emoção das disputas dos Campeonatos Intergrupos que sempre movimentavam o Clube, no passado. Lembrou também da falta de renovação dos praticantes na localidade, que fez com que a comunidade perdesse o interesse neste esporte.
Encontramos também o Sr. Frederico André Lindenmeyer, armador de pinos no Clube, quando jovem. Ele nos comentou que até tentou jogar Bolão, na juventude, mas os mais antigos não permitiam.
A Sociedade Atiradores de Lomba Grande está linda. O restaurante, mantido pelo Clube, é de primeira linha e ainda possui um amplo estacionamento.
Mauro Rost se coloca à disposição para contatos dos interessados pelo telefone: 51.3596.1215. O endereço da Saciedade é Rua João Aloysio Algayer, 2657, em Lomba Grande, Novo Hamburgo/RS.
Assista ao vídeo publicado, nesta edição, com imagens raras do ano de 1999, do Campeonato Municipal Feminino de Bolão 23, em rodada realizada na Sociedade Atiradores de Lomba Grande.
Fachada Principal da Sociedade Atiradores de Lomba Grande
Amplo Estacionamento
Vista das Canchas de Jogo
Canchas de Jogo
Ambiental do Bolão
Espaço do Bolão
Espaço do Bolão
Ambiental do Clube
Sr. Mauro Rost - Ecônomo do Clube
Simone Lindenmeyer (á esquerda), Arlete Timm (ao centro)
e Frederico André Lindenmeyer (à direita)
Simone Lindenmeyer e Arlete Timm
Vídeo com imagens do ano de 1999
da Sociedade Atiradores de Lomba Grande
Acervo: Blog O Braço de Ouro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.