googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: BOLÃO DÁ SAMBA?

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

BOLÃO DÁ SAMBA?

Chegou, enfim, o carnaval de 2026. Cidades brasileiras cheias de turistas prestes a cair na folia. Nesse clima, resolvi escrever sobre a mistura de duas paixões: o Bolão e o Carnaval. 
Primeiramente, ambos têm muita coisa em comum: envolvem diversão, paixão, são irresistíveis e populares (ao menos do sul do Brasil). Dá para se dizer que nasceram um para o outro e, em alguns casos, um do outro. 
Bem antes das escolas de samba e dos desfiles clássicos de rua, os clubes recreativos e desportivos já se relacionavam com o carnaval, promovendo requintados bailes de salão, como: "Vermelho e Branco" e "Preto e Branco", na cidade de Novo Hamburgo, e blocos ganhavam as ruas como: "Saímos de Qualquer Jeito", "O Milharal", "Comigo Ninguém Pode", entre tantos outros. Com o tempo, os bailes ganharam versões infantis e se popularizaram reafirmando traços de união entre a bola de madeira e o samba. Inclusive, os sambas e marchinhas passaram a transitar pelos dois universos. 
O Carnaval e o Bolão se interseccionam numa zona de encontro que envolvem alegrias, pertencimento grupal e união. Ambos são umbilicalmente vinculados pela diversão sem constrangimentos ou violências de qualquer natureza. Oportunidades para esquecer os problemas e fazer novos amigos.
Sim, indiscutivelmente, o Bolão, Samba e Carnaval foram feitos um para o outro. 

Baile Preto de Branco nos Anos de 1970 (Foto: do Livro "De Ano em Ano. De Pedra em Pedra, Uma História de Todos Nós" de Marcos Kroeff

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.