A Seleção Brasileira da Juventude de Bolão Bola 16 que disputou o Campeonato Mundial da categoria, na Alemanha, fez uma campanha excepcional na edição de 2025, além de alcançar resultados históricos, apesar da falta de apoio, recursos e incentivo.
Tafarel Moddel, atleta gaúcho de Nova Petrópolis e um dos convocados para a missão, não subiu ao pódio, por pouco, é verdade, mas a ausência de medalha não o impediu de conquistar o coração de quem é apaixonado pelo Bolão. O carismático Tafarel não decepcionou, a despeito da vantagem técnica dos competidores europeus.
"Para mim, fazer parte do elenco da seleção Brasileira de Bolão 16 é um sonho realizado, que permitiu viver novas aventuras, momentos marcantes, únicos e inesquecíveis", revela Tafarel ainda radiante pela experiência. Comentando a presença em solo alemão, ele foi enfático: "A ambientação foi um pouco difícil e confusa no início, pelo fuso horário e estilo de vida alemão, principalmente na gastronomia. A comunicação não foi difícil por ter aprendido o dialeto local, que é mais comum no sul da Alemanha", complementou.
Com 22 anos e agricultor no interior de Nova Petrópolis, a simpatia e simplicidade tiraram Tafarel Moddel do anonimato, um feito geralmente reservado aos medalhistas. O caminho até a Alemanha não foi fácil. Treinos improvisados e a difícil adaptação às canchas. "A diferença das pistas do Brasil para Europa é incomparável, é totalmente diferente, enquanto nossas pistas são de madeira, as da Europa são de plástico. Aqui temos 4 canchas e lá são 8. Uma diferença enorme em todos os sentidos, tanto de produção e estilo de jogo," salienta ele, ainda exibindo uma feição de preocupação com o tema.
Bons resultados não são feitos somente de pódios. Parte dos atletas que estiveram na Alemanha obtiveram marcas inéditas em suas categorias, embora não tenham voltado com medalhas. Devemos reconhecer e celebrar as conquistas desses atletas e lembrar que só estão ali os melhores do mundo. A vitória depende de competência técnica e do dia perfeito. E ninguém tem controle sobre o dia perfeito.
Perguntado se voltaria a vestir a camisa da seleção, recebemos um maiúsculo SIM como resposta. "Se me chamarem, estarei apto novamente. Sempre quero voltar para o TEAM BRASIL, embora saiba que temos muitos atletas no país de altíssimo nível e muita qualidade", finalizou.
O Campeonato Mundial da Juventude ocorreu de 06 a 09 de agosto, nas pistas do Kegelsportzentrum, na cidade de Herne, na Alemanha. O quarteto Misto Brasileiro sagrou-se Campeão Mundial da categoria, assim como o selecionado nacional ficou com a 2ª colocação geral na competição, entre outras importantes conquistas.
Tafarel Moddel
Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.