googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: novembro 2024

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

sábado, 30 de novembro de 2024

O BOLÃO DE CASAIS ESTÁ EM EXTINÇÃO?

A busca incansável por atletas que desejem manter viva a tradição da competição mais charmosa do esporte da bola de madeira parece estar se tornando uma verdadeira "caça ao tesouro" no Bolão. 
Ao que tudo indica, os clubes e a Federação de Bolão do Rio Grande do Sul têm tentado planificar e estruturar toda e qualquer possibilidade relacionada a captação de casais que possam se identificar com o esporte. Os dirigentes do Bolão têm sido mais que criativos para que o Bolão de Casais não despareça de suas categorias. O grande problema é que a sociedade tem evoluído de forma a fugir do habitual, o que torna mais difícil sua absorção. Já é difícil encontrar atletas que esbocem habilidades e desejo de fazer parte das categorias individuais, o que dirá então quanto aos cônjuges. 
Da mesma forma, os regramentos do esporte da bola de madeira não permitem determinados preceitos, atualmente legais, como pares do mesmo sexo, por exemplo, conceitos que tem sido cada vez mais debatidos em suas bases. Ao mesmo tempo, exigências como a necessidade de documentos probatórios da relação conjugal ainda são necessários, mesmo que tenham sido simplificados para uma simples confirmação de vida marital conjunta. No entanto, há aqueles também que admitem soluções criativas e/ou pouco ortodoxas, como acolher casais que simplesmente "entrem de mãos dadas" no recinto do Bolão. Obviamente, o tema também não pode fluir por "atalhos".
Outro preocupante fato, herdado dos ancestrais do esporte, tem a ver com a tendência de a todo tempo os dirigentes quererem condicionar equipes para o comportamento performático esperado e com baixíssima tolerância para o erro. Isso têm sido demasiadamente relevante nas decisões de atletas para a continuidade ou não da prática esportiva. 
Resumidamente, o Bolão de Casais está em situação vulnerável de extinção. Mas, ainda há tempo para se reverter essa tendência, desde que se explore soluções conjuntas tanto em nível micro (os atletas), quanto em nível macro (a organização) e em todas as frentes de interesse.
 

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro

CAMPEONATO ESTADUAL DE BOLÃO SÉRIE OURO DE CASAIS 2024: RESULTADOS DA COMPETIÇÃO

Foi aberto na sexta-feira, dia 29 de novembro de 2024, a 7ª edição do Campeonato Estadual de Bolão Série Ouro de Casais, a mais charmosa competição do esporte da bola de madeira. Organizado pela Federação de Bolão do Rio Grande do Sul (FBRGS), o certame prossegue até o próximo domingo (01), nas canchas da Sociedade Recreativa Aliança, de Picada Café, com a presença de 12 equipes. 
Os trabalhos iniciaram às 8:30 horas com a recepção dos Grupos de Casais e a Solenidade de Abertura, que contou com a presença do Vice-Prefeito Municipal, Sr. Max Mallmann, do Presidente e Vice-Presidente da FBRGS, Sr. Enardo Braun e Silvério Schaab, respectivamente, autoridades municipais, dirigentes de clubes, convidados e aficionados do esporte.
O sistema de disputa se dá através da produção de pinos, em duas etapas distintas; Classificatória e Final. As 12 equipes se enfrentam em duas passadas completas pelas pistas (Classificatória), onde as seis maiores produção seguem para a disputa da Final de domingo (01). 
A competição dará ao Campeão, além de uma vaga no Campeonato Brasileiro de 2025, o direito de sediar o torneio, desde que não seja a agremiação anfitriã (cancha neutra). 
Os jogos estão sendo transmitidos ao vivo pela canal da FBRGS no Youtube e retransmitidos pela página do Blog O Braço de Ouro, no Facebook. As partidas iniciam às 8hs, com entrada franca.
Confira os resultados parciais da disputa:


SEDE DA COMPETIÇÃO
Sociedade Recreativa Aliança de Picada Café

Sociedade Recreativa Aliança de Picada Café

SOLENIDADE DE ABERTURA
Mesa com as Autoridades

Pronunciamento do Sr. Max Mallmann - (Vice-Prefeito Municipal)

Ambiental da Solenidade

Pronunciamento do Sr. Enardo Braun (Presidente da FBRGS)

Ambiental da Solenidade

PREMIAÇÃO DA COMPETIÇÃO
Troféus e Medalhas

EQUIPES DE TRABALHO DA FBRGS
Da esquerda para a direita: Denise Maders (Árbitra), Rafaela Einsfeldt (Secretária) e Silvia Aguiar (Árbitra)

RESULTADOS DA COMPETIÇÃO
FASE CLASSIFICATÓRIA
PRIMEIRA PASSADA
Fonte: FBRGS

PLACARES DA PRIMEIRA PASSADA



Fonte: FBRGS

PROGRAMAÇÃO DA COMPETIÇÃO

Fonte: FBRGS

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro
Fonte: FBRGS

TIMELINE DO BOLÃO: PRINCIPAIS FATOS E CURIOSIDADES DO DIA 30 DE NOVEMBRO

Histórias do Bolão:
No dia 30 de novembro de  2014, tivemos a final do 24º Campeonato Estadual de Bolão de Casais, nas dependências da Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, de Novo Hamburgo. A competição foi realizada de 28 à 30 de novembro. O título ficou com o Grupo de Casais Dama e Valete, um dos representantes da casa, que obteve 2.779 pinos (347+3 pinos de média). O Grupo Unidos do Vale, do Clube 15 de Novembro de Campo Bom, ficou com o 2º lugar, com 2.691 pinos (336+3 pinos de média). A Sociedade União Afucoper Ceriluz, de Ijuí, obteve o 3º lugar, com 2.613 pinos (326+5 pinos de média). (Fonte: FBRGS)

História Geral:
Dia do Estatuto da Terra, do Síndico.
Dia do Evangélico. 
Em 1983 era aprovada na Câmara a criação do Estado do Tocantins.

Aniversariantes do Dia:
Sérgio Pacini - Sociedade de Canto União de Estância Velha (RS)
Grista Sandrini - Agrolândia (SC)
Suzana Mello - Nova Petrópolis (RS)
Vieland Bell - Ibirama (SC)
Maria do Carmo Kerber 
Vera Rockenbach - Restinga Seca (RS)

De olho no Passado:
O Grupo de Bolão de Casais eles e Elas, filiado à Sociedade de Canto União de Estância Velha, sagrou-]se Campeão Estadual da categoria no ano de 1991. O Grupo encerrou suas atividades em 2009.


Pesquisa e Edição: Blog O Braço de Ouro
Acontecimentos Gerais: Wikipedia e Zero Hora
Fonte Aniversariantes do dia: Facebook
Fonte: FBRGS

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

LUTO NO BOLÃO BRASILEIRO

Com imensa tristeza e profundo pesar, informamos o falecimento de NERI GRASEL, ocorrido nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, aos 63 anos de idade. Neri era natural de Santo Ângelo e morava atualmente na cidade de Criciúma. Ele havia contraído Hepatite e por consequência, teve que passar por uma cirurgia de transplante de fígado. Após isso, vinha enfrentando sequelas do procedimento.
Neri teve uma passagem de alto nível pelo esporte do Bolão na Bola 23. Passou por equipes como o Clube 28 de Maio de Santo Ângelo, Esporte Clube União Corinthians de Santa Cruz do Sul, Grêmio Atiradores de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, Clube Caça e Tiro de Lages, em Santa Catarina, entre várias outras equipes, mas já havia deixado as quadras há um longo tempo. 
Por onde passou fez escola e deixou um legado muito importante para o esporte do Bolão, juntamente com sua parceira e esposa, Marla Giana Fasolo Grasel. 
Nossos mais sinceros sentimentos à toda a família, parentes e amigos enlutados!

Neri Grasel (Foto: Sportzap)

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro
Fonte: Sportzap

TIMELINE DO BOLÃO: PRINCIPAIS FATOS E CURIOSIDADES DO DIA 29 DE NOVEMBRO

Histórias do Bolão:
No dia 29 de novembro de 2002, acontecia a disputa do Campeonato Estadual Individual de Casais, como parte integrante do Campeonato Estadual de Bolão de Casais de 2002, nas dependências da Sociedade Recreativa Ipiranga, de São Leopoldo. A competição contou com a presença de 22 casais e teve como Campeão, Paulo e Elisete Diehl Petry, do Grupo de Casais Unidos do Vale, do Clube 15 de Novembro de Campo Bom, que somou 358 pinos na disputa. O casal Germano e Izolde Klein, do Grupo Os Incríveis, do Corinthians Sport Club de Santa Cruz do Sul, conquistou o 2º lugar, com 357 pinos, a mesma pontuação de Jorge e Cláudia Edinger Kunst, do Grupo de Casais Somos Assim, da SUCI de Igrejinha, que ficou com o 3º lugar.

História Geral:
Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino.
Dia Internacional dos Defensores do Direito da Mulher.
Dia Internacional da Onça-Pintada.
Dia de São Francisco Antônio Fasani, Ministro Franciscano.

Aniversariantes do Dia:
Leandro Sehn - São Jorge D'Oeste (PR)
Gilmar Nunes de Campos - Nova Alvorada (RS)
Charlotte Rocha Bork - Campo Bom (RS)
Luiz Fernando Silva - Gravataí (RS)

De Olho no Passado:
Às vésperas da disputa da Super Edição das Categorias de Base do Bolão, você sabe como surgiu esta denominação? As categorias de base surgiram no ano de 1966 devido a crise futebolística instalada na Copa do Mundo do mesmo ano. Desse modo, revelaram-se por conta da necessidade de nascimento e formação de novos atletas para os clubes. Sendo assim, têm como objetivo fazer com que atletas aprendam, desde cedo, todos os fundamentos do esporte e que possam usufruir de uma longevidade na atividade. 


Pesquisa e Edição: Blog O Braço de Ouro
Acontecimentos Gerais: Wikipedia e Zero Hora
Fonte Aniversariantes do dia: Facebook
Fonte: FBRGS

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

CAMPEONATO ESTADUAL DE BOLÃO DE CASAIS: HISTÓRIAS E CURIOSIDADES

Um dos mais emocionantes, mas também inusitados Campeonatos Estaduais de Bolão de Casais foi realizado no ano de 2004, nas canchas da Sociedade Recreativa Botafogo, de Bento Gonçalves, com a participação de 18 equipes. Organizado pela Federação de Bolão do Rio Grande do Sul (FBRGS), o certame foi realizado de 22 a 24 de outubro e dividido em três etapas a saber: Individual, Semifinal e Final.
Nas disputas individuais tivemos os seguintes resultados:
Casal Campeão: João Henrique e Rita de Cássia Klein - Grupo Unidos do Vale do Clube 15 de Novembro, de Campo Bom - 344 pinos.
Vice-Campeão: Jorge Luis e Eunice de Oliveira - Grupo Unidos do Vale do Clube 15 de Novembro, de Campo Bom - 340 pinos.
3º Lugar: Gilmar e Angelita Campos - Grupo Patropi - Sociedade Ginástica Navegantes São João, de Porto Alegre - 340 pinos.
4º Lugar: Parlon e Isabel Lüdcke - Grupo Eles e Elas - SOGI de Ijuí - 339 pinos.
5º Lugar: Ceno e Soeli Beck - Grupo Eles e Elas - SOGI de Ijuí - 338 pinos.
6º Lugar: Sandro e Natache Mossmann - Grupo Eles e Elas de Porto Alegre - 335 pinos.
7º Lugar: João Carlos e Isabel Koch - Grupo Eles e Elas - Sociedade de Canto União, de Estância Velha - 335 pinos.
8º Lugar: Hugo e Ilka Brentano - Grupo Sempre Alegre - Sociedade Esportiva Flamengo, de Novo Hamburgo - 335 pinos. 

Nas disputas nas canchas, as 18 equipes se enfrentaram na busca por 10 vagas na final realizada no domingo (24). Confira os resultados finais da Final:
Campeão: Grupo Eles e Elas da SOGI de Ijuí - 2.711 pinos (338+7 pinos de média).
Elenco: Gilberto e Ângela (344), Luiz e Rosângela Zama (345), Gilmar e Ivete (331), Parlo e Isabel (348), Ernani e Eredi (342), Arnoldo e Cleonice (337), Edi e Marli (328) e Ceno e Soeli (335). 

Vice-Campeão: Grupo Os Românticos da Sociedade Botafogo - 2.675 pinos (334+3 pinos de média).
Elenco: Ari e Margarida (343), Olivar e Maria (326), Altamiro e Terezinha (333), Antônio e Neiva (339), Edilson e Neiva (329), Arcelino e Joira (339), Paulo Marines ( 330), Luis e Ana (336). 

3º Lugar: Grupo Unidos do Vale do Clube 15 de Novembro de Campo Bom - 2.669 pinos (333+5 pinos).
Elenco: Cesar e Marilene (322), Jorge e Eunice (327), Ricardo e Roseane (316), João e Suzana (340), Luciano e Ramona (341), Otávio e Terezinha (331), Paulo e Elisete Petry( 340) e João Henrique e Rita (352). 

4º Lugar: Grupo Os Incríveis do Esporte Clube União Corinthians, de Santa Cruz do Sul - 2.669 pinos (333+5 pinos).
Elenco: Paulo e Vera (338), Velci e Ângela (322), Pedro e Mirna (340), Rafael e Rosita (342), Sins/Helvino e Marilia/Ilse (311), Germano e Izolde (336), Castelar e Rosane (340) e Egídio e Cleonice (340).  

5º Lugar: Grupo Os Cafonas da Sogipa, de Porto Alegre - 2.645 pino (330+5 pinos de média).
Elenco: Marco e Denise (345), Adelar e Miriam (324), Gilmar e Márcia (324), Renato e Sônia (331), Erondy e Ilva (3390, e Rubens e Lenira (328), Castilo e Rosa (321) e Neri e Flávia (333). 

6º Lugar: Grupo Bem Casados, do Clube 7 de Setembro, de Lajeado - 2.642 (330+2 pinos de média).
Elenco: Waldir e Iracilde (332), Paulo e Helena (324), Idário e Maria Iraci (349), Silvo e Selmira (327), Valmor e Helena (337), Joacilo e Anemarie (328), Paulo e Cledi (313) e Sérgio e Clarice (332). 

7º Lugar: Grupo Patropi da Sociedade Ginástica Navegantes São João, de Porto Alegre - 2.641 pinos (330+1 pino de média). 
Elenco: Geneci e Sara (330), Waldir e Odete (321), Ivo e Janice (323), Cláudio e Sirlei (335), Gilmar e Angelita (337), Liminha e Varnice (335), Rogério e Clarice (333) e Darcy e Lourdes (327).

8º Lugar: Grupo Adão e Eva do Clube Esportivo 7 de Setembro, de Lajeado - 2.612 (326+4 pinos de média).
Elenco: Milto e Cláudia Fauri (329), Gilberto e Luciana (321), Décio e Alaíde (332),0 Airton e Marisete (333), Gérson e Silvana (332), Elmo e Delci (312), Hilário e Iraci (333) e Valmor/Gerson e Regina/Neuza (320). 

9º Lugar: Grupo Eles e Elas da Sociedade de Canto União, de Estância Velha - 2.596 pinos (324+4 pinos de média).
Elenco: João Carlos e Elisa (322), João Koch e Isabel (335), Danilo e Ana Lúcia (328), Sérgio e Lourdes (306), Giovane e Denise (330), Paulo e Geni (325), Nelson e Regina (329) e Mário e Leda (321). 

10º Lugar: Grupo Somos Assim da SUCI, de Igrejinha - 2.581 (322+5 pinos de média).
Elenco: Roseno e Jane (352), Laerte e Julimar (329), Édson e Daiana (328), Paulo e Solange (319), Jorge e Cláudia Kunst (330), Édio/Romeo e Leni/Nair (300), Airton/Leonel e Rosângela/Liamar (289) e Eloir e Izete (334). 

A 7ª edição do Campeonato Estadual de Bolão de Casais ocorrerá de 29 de novembro a 01 de dezembro, nas canchas da Sociedade Recreativa Aliança, de Picada Café, com a participação de 12 equipes.

Equipe de Casais da Sogipa de Porto Alegre no ano de 2006 (Foto: Denise Sonaglio)

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro
Fonte: FBRGS

TIMELINE DO BOLÃO: PRINCIPAIS FATOS E CURIOSIDADES DO DIA 28 DE NOVEMBRO

Histórias do Bolão:
No dia 28 de novembro de 2014, acontecia a disputa dos individuais e a abertura oficial do 42º Campeonato Estadual de Casais de 2014, na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, de Novo Hamburgo. A competição reuniu 21 casais e consagrou o casal Luciano e Ramona Zamma, do Grupo Unidos do Vale do Clube 15 de Novembro, de Campo Bom, como o grande Campeão da edição, com 346 pinos derrubados. O casal José Inácio e Roseli Alles, do Grupo Dama e Valete, ficaram com o 2º lugar, com 345 pinos. O casal Giovane Brocker e Denise Maders, também atletas da casa, obtiveram o 3º lugar, com 344 pinos. 

História Geral:
Dia do Soldado Desconhecido.
Aniversário da cidade gaúcha de Arroio do Meio (90 anos).
Dia devotado ao Papa Gregório III, 90º Papa da Igreja Católica. 

Aniversariantes do Dia:
Lizete Ana Golembioski Rocha - Jaraguá do Sul (SC)
Lúcia Valéria Schneider - Nova Petrópolis (RS)
Gustavo Tegner de Souza - Clube da Mocidade Bailante de Novo Hamburgo (RS
Matheus Reis da Silva - Sociedade Esportiva Friburguense (RJ)
Francisco Groth - Associação Atiradores Picada 48 Baixa de Lindolfo Collor

De Olho no Passado:
No ano de 2010, tivemos a realização de dois Campeonatos Brasileiros de Bolão de Casais. Primeiro aconteceu de 25 a 28 de março, nas canchas do Paraná Clube, na cidade de Curitiba (PR). O segundo foi realizado de 25 a 28 de novembro, no Esporte Clube União Corinthians, de Santa Cruz do Sul (RS). De fato, a edição ocorrida no Paraná referiu-se ao ano de 2009, que por problemas contingenciais e datas, acabou sendo transferida para o mês de março de 2010. Assim, tivemos dois Campeões da categoria em 2010. Em ambos, com vitórias das equipes sedes. 


Pesquisa e Edição: Blog O Braço de Ouro
Acontecimentos Gerais: Wikipedia e Zero Hora
Fonte Aniversariantes do dia: Facebook
Fonte: FBRGS

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

LUTO NO BOLÃO CATARINENSE

Com imenso pesar informamos o falecimento de NILTON ANTUNES, ocorrido nesta quarta-feira, dia 27 de novembro de 2024, aos 65 anos de idade. Nilton foi um grande desportista e incentivador do esporte da bola de madeira. Atuou pelo Alvorada de Joinville, entre outras equipes do Bolão Catarinense. 
Os atos fúnebres ocorrem à partir das 21hs, no Santuário Nossa Senhora de Aparecida , Itoupava Norte, na cidade de Blumenau (SC).
Nossos mais sinceros sentimentos à toda a família e amigos enlutados!

Nilton Antunes (Foto: Sportzap)

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro
Fonte: Sportzap (grupo de WhatsApp)

CAMPEONATO ESTADUAL DE BOLÃO DE CASAIS: HISTÓRIAS E CURIOSIDADES

O Campeonato Estadual de Bolão de Casais de 2002, ocorreu de 29 de novembro a 01 de dezembro, nas canchas da Sociedade Recreativa Ipiranga, de São Leopoldo, com a participação de 19 equipes. A competição foi divida em três etapas: Individual, Semifinal e Final. 

Na disputa individual realizada no dia 29 de novembro, 25 casais se enfrentaram para a definição do Campeão de 2002, que teve os seguintes resultados:
Campeão: Paulo e Elisete Petry do Grupo Unidos do Vale - Clube 15 de Novembro - 358 pinos.
Vice-Campeão: Germano e Izolde Klein do Grupo Os Incríveis - Esporte Clube União Corinthians - 357 pinos.
3º Lugar: Jorge e Cláudia Kunst do Grupo Somos Assim - SUCI de Igrejinha - 357 pinos.
4º Lugar: Neri e Flávia Bugs - Clube Viajantes de Porto Alegre - 355 pinos.
5º Lugar: Castelar e Rosane Julich do Grupo Os Incríveis - Esporte Clube União Corinthians - 354 pinos. 

Nas pistas, depois de intensas disputas, 10 equipes obtiveram classificação para a decisão final de domingo, que contou com a seguinte classificação final:
Campeão: Grupo Unidos do Vale - Clube 15 de Novembro - 2.799 pinos (349+7 pinos de média)
Elenco: Cesar e Marilene (342), João e Suzana (348), Luiz e Rosângela (356), Jorge e Eunice (347), José Carlos e Sílvia (349), Otávio e Terezinha (354), Ricardo e Roseane (355) e Paulo e Elisete Petry (348).

Vice-Campeão: Grupo Dama e Valete - Sociedade Ginástica Novo Hamburgo - 2.782 pinos (347+6 pinos de média).
Elenco: Sérgio e Adélia (344), Gentil e Marlene (350), João Bremm e Clédia (343), Darci e Elaine (355), Luiz e Lilian (341), Miguel e Regina (353), Danilo e Ana Lúcia (349) e Sérgio Araújo e Narlete (347). 

3º Lugar: Grupo Um + Uma - Sociedade Ipiranga de São Leopoldo - 2.779 pinos (347+3 pinos de média).
Elenco: Inácio e Germana (346), Arlindo e Zelinda (352), Masiero e Iria (347), Saul e Maria (338), Paulo e Kátia (350), Paulo e Marli (342), Milton e Clair (354) e José Alberto e Ângela (350).

4º Lugar: Clube Caixeiros Viajantes de Porto Alegre - 2.774 pinos (346+6 pinos de média).
Elenco: Miro e Herta (352), João Henrique e Rita (358), Alceu e Lídia (355), Lima e Varnice (347), Alberto e Vera (346), Vargas/Arlindo e Adélia/Marilene (310), Neri e Flávia (355) e Mauro e Denise (351). 

5º Lugar: Grupo Tá-Que-Tá - Sociedade Beneficente Harmonia - 2.762 pinos (345+2 pinos de média). 
Elenco: Luiz Paulo e Marta Inez (353), Sérgio Lourdes (345), Cláudio e Ana Rosa (339), Canísio e Clarisse (337), Pedro e Maria Ilse (345), Frederico e Marisa (353), Cláudio e Gladis (347) e Mário e Leda Calsing (343). 

6º Lugar: Grupo Amizade da SOGI de Ijuí - 2.758 pinos (344+6 pinos de média).
Elenco: Olderico e Terezinha (345), Edilio e Martina (353), Walter e Maria (330), Juarez e Mareli (349), Santo e Eulália (346), Valdir e Sônia (332), Valmir e Flávia (350 e Parlon e Isabel (353).

7º Lugar: Grupo Bem Casados do Tiro e Caça de Lajeado - 2.745 pinos (343+1 pino de média).
Elenco: Paulo e Helena (337), Idário e Iraci (347), Valmor e Helena (346), Silvo e Selmira (345), Paulo e Cledi (345), Joacilo e Anemarie (339), João e Márcia (334) e Sérgio e Clarice (352). 

8º Lugar: Grupo Os Cafonas da Sogipa de Porto Alegre - 2.743 pinos (342+7 pinos de média).
Elenco: Adelar e Miriam (348), Erondy e Ilva (355), Renato e Sônia (342), Castilo e Rosa (341), Hari e Iolanda (341), Gilmar e Márcia (346), Jair e Sônia (316) e Marco e Denise (354). 

9º Lugar: Grupo Adão e Eva do Clube 7 de Setembro de Lajeado - 2.729 pinos (341+1 pino de média). 
Elenco: Milto e Cláudia (342), Waldir e Iracilde (346), Gérson e Neuza (3440, Gérson e Silvana (349), Gilberto e Luciana (331), Airton e Marisete (348), Décio e Alaíde (326) e Elmo e Delci (343). 

10º Lugar: Grupo Eles e Elas da Sociedade de Canto União de Estância Velha - 2.711 pinos (338+7 pinos de média).
Elenco: João Carlos e Elisa (348), Giovane e Denise (351), Neuri e Terezinha (308), Harry e Delci (342), Jacó e Alexandra (334), Alceu e Janete (334), Sandro e Merylin (346) e João Koch e Isabel (348). 

A edição de 2024 ocorrerá de 29 de novembro a 01 de dezembro, nas canchas da Sociedade Recreativa Aliança, de Picada Café. 

Equipe de Casais Unidos do Vale do Clube 15 de Novembro do ano de 2003 que ainda mantinha parte do elenco de 2002

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro
Fonte: FBRGS

TIMELINE DO BOLÃO: PRINCIPAIS FATOS E CURIOSIDADES DO DIA 27 DE NOVEMBRO

Histórias do Bolão:
No dia 27 de novembro de 2011, ocorria a disputa final do Campeonato Brasileiro de Casais nas dependências do Clube de Caça e Tiro Dias Velho, de Rio do Sul (SC). A competição foi realizada nos dias 25, 26 e 27 de novembro, com a participação de 9 equipes. O título da edição ficou com a equipes da casa, que somou 2.091 pinos na decisão final. O Clube Caça e Tiro 1º de Julho, de Lages (SC), conquistou o 2º lugar, com 2.063 pinos derrubados. Em 3º lugar tivemos a equipe de Casais da Sociedade Atiradores 23 de Setembro, de São Bento do Sul (SC), com 2.023 pinos. 

História Geral:
Dia do Técnico em Segurança do Trabalho.
Dia Nacional de Combate ao Câncer.
Aniversário da cidade gaúcha de São Martinho (61 anos).

Aniversariantes do Dia:
Luciana Arend da Silva - Nova Petrópolis (RS)
Carmem Passig - Blumenau (SC)
Valdir Leandro - Cascavel (PR)
Eloir Engelmann - Sociedade Tiradentes de Santo Cristo (RS)
Samuela Adam - Associação Atiradores de Lindolfo Collor (RS)
Alceu Braun - Sociedade de Canto Lyra de Estância Velha (RS)
Elio Pauletti - Nova Roma do Sul (RS)
André Gomes (Amarelinho) - Santa Catarina
Sandra Eltz - Campo Bom (RS)

De Olho no Passado:
A categoria de casais no Bolão pode ser classificada como vulnerável para risco de extinção. O número de equipes ainda ativas prova que a categoria vem sofrendo um declínio considerável nos últimos períodos. Apesar de ser a mais charmosa competição do Bolão, o número de novos adeptos é menor que o número expressivo de baixas. 


Pesquisa e Edição: Blog O Braço de Ouro
Acontecimentos Gerais: Wikipedia e Zero Hora
Fonte Aniversariantes do dia: Facebook
Fonte: FBRGS

terça-feira, 26 de novembro de 2024

VICE NAS SÉRIES PRATA E OURO, CLUBE DORES SAÚDA ANO DE PRATA NO BOLÃO FEMININO

O ano de 2024 para a equipe feminina de Bolão força livre do Clube Recreativo Dores, de Santa Maria, parece ter sido escrito nas páginas de um clássico da literatura sobre o mundo encantado das fadas. Vice-campeã da Série Prata Feminina de Bolão e agora também, Vice-campeã da Série Ouro da categoria. 
O "conto de fadas" da equipe começou no dia 27 de setembro, início da disputa do Campeonato Estadual da Série Prata, nas pistas da Sociedade de Bolão Gaúcho, na cidade de Santa Cruz do Sul, onde sagrou-se Vice-campeã diante de outras 12 competidoras. O resultado garantiu a participação do elenco no Campeonato da Série Ouro Feminino de 2024, principal competição estadual da categoria. 
Na disputa da Série Ouro, ocorrido nas pistas do Esporte Clube União Forquetense, de Caxias do Sul, o "conto de fadas" no esporte passou a ser real. Na Fase Classificatória ocupou a 4ª colocação geral e passou para a final juntamente com as demais 7 principais equipes da etapa preliminar. Na emocionante e disputada final realizada no domingo, dia 24 de novembro, o grupo esteve apenas a um pino de obter o desejado "final feliz" da história, o título de Campeão Estadual que infelizmente não veio.
Felizmente, porém, o Vice-campeonato está longe de desmerecer o trabalho das atletas nestas duas lindas páginas que ficarão registradas em traços de prata nos anais do esporte Bolão. Nesta trajetória, destaque para uma jovem atleta que serviu de agente catalisadora para as duas conquistas, Vitória Azambuja, Braço de Ouro na competição de Caixas do Sul. Simplesmente, o coroamento de um conto de fadas sem príncipes, mas com empenho e dedicação de um jovem capitão chamado James Bonini. 
O Clube Dores vive um momento de ouro no esporte do Bolão. A equipe masculina sagrou-se Campeã da Série Ouro em 2024, também numa conquista dramática, assim como foi a feminina. 
De coadjuvantes para o pódio mais alto, demonstrando que os sonhos são apenas os primeiros passos de uma caminhada de sucesso. 

Equipe Feminina Vice-Campeã da Série Ouro de 2024

Vitória Azambuja e a mãe (Lori Gewehr) - Braço de Ouro na Série Ouro

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro

O BOLÃO É MOVIDO PELA PAIXÃO? SIM, MAS ATÉ QUE PONTO?

Indiscutivelmente, o esporte do Bolão se move pela paixão, incondicional, arrebatadora, e por vezes, até cega. Torcedores, fãs e praticantes dificilmente são capazes de virar as costas para o seu time ou esporte e simplesmente ir em frente, sem olhar para trás, de acordo com a popular expressão "ame-o, ou deixe-o". Problemas com as experiências vividas em seu processo são muitas vezes relevados por conta de resultados nas canchas, pelo convívio social e as amizades conquistadas. 
Contudo, apesar de uma visão consumidora pouco crítica a respeito do produto esportivo como um todo e do entretenimento de qualidade oferecido pelos clubes, algo que historicamente foi pouco trabalhado na atividade, ainda há muito a melhorar: desde a gestão e governança do esporte, até o produto final colocado à disposição do atleta, fã, torcedor ou praticante. 
Entregas abaixo do aceitável ao consumidor do Bolão na sua ligação com o esporte é de fazer inveja a qualquer outro tipo de segmento. Porém, o lazer de baixo nível, apesar de incomodar muita gente, dificilmente fará com que o torcedor, fã ou praticante vá procurar outro esporte para praticar. Por quê? Justamente pela tal da paixão.
O esporte do Bolão é, antes de tudo, entretenimento. Há décadas os clubes deixaram de ser capazes de compreender este conceito, mirando somente o que acontece dentro das canchas e esquecendo que o esporte é capaz de entregar sentimentos e sensações que pouquíssimos segmentos ao redor do mundo conseguem replicar. Comemorar uma vitória, um título, assinalar um "180 pinos", fazer um "nove" depois de quase ter virado uma "banda", cantar o hino de seu time, geram sensações únicas de prazer, bem-estar, pertencimento e de inclusão e que serão comemorados longamente fora das quadras. 
Ou seja, as sensações no Bolão são as mesmas que num jogo de futebol. O Bolão não quebrou este código de encantamento e engajamento que o entretenimento gera, como muitos podem pensar. 
O mundo esportivo do Bolão precisa também focar naquilo que mantenha os consumidores atuais felizes para poder engajar novos adeptos, através de uma agradável e divertida experiência de consumo.
Vejam o que acontece na NFL e a NBA (Basquete). O que menos canaliza as atenções é o jogo em si. Tudo está voltado ao acessório: transmissão de altíssimo nível, cantor(a) de renome para fazer o show do intervalo, estrutura de alimentação farta e barata, venda de souvenirs e camisetas, visitas guiadas, ou seja, tem show fora das canchas também. Lógico que isto está muito longe da nossa realidade, mas os clubes precisam estar cientes que temos que potencializar o que sustenta esta paixão pelo esporte, aprimorando suas experiências, quer seja por um almoço típico da região, banheiros limpos, espaço kids com tutores, ou até mesmo a apresentação de grupos folclóricos, danças, etc., não se contentando em oferecer o que quer que seja, a qualquer preço e algumas vezes até, de qualidade duvidosa.
A garantia de sustentabilidade do Bolão não deveria estar focado somente na captação de novos praticantes, mas também, trabalhar e muito na retenção de seus consumidores que anseiam por relacionamentos apaixonantes que só o esporte do Bolão pode proporcionar. 


Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro

CAMPEONATO ESTADUAL DE BOLÃO DE CASAIS: HISTÓRIAS E CURIOSIDADES

A história do Campeonato Estadual de Bolão de Casais, a mais charmosa competição do esporte da bola de madeira, é repleta de curiosidades e disputas emocionantes. Desde a sua criação já foram realizadas 48 edições em quase todos os recantos do Estado. Lembrando que no ano de 2016, o certame foi remodelado sendo realizado anualmente em duas edições: Séries Prata e Ouro.
Nestas 48 edições tivemos 21 diferentes Campeões. A equipe que reúne o maior número de conquistas é o Grupo "Unidos do Vale", do Clube 15 de Novembro de Campo Bom, com 9 títulos (2001, 2002, 2003, 2005, 2006, 2007, 2018, 2019 e 2022). O segundo maior vencedor segue sendo o extinto Grupo de Casais "Os Incríveis", filiado ao Esporte Clube União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, com 6 conquistas (1978, 1994, 1995, 1996, 1997 e 2009). Na sequência temos o Grupo de Casais "Eles e Elas" da SOGI de Ijuí, com 5 títulos (1983, 1986, 1989, 1998 e 2004), assim como o já extinto Grupo "Dama e Valete" da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, também com 5 conquistas (1979, 1984, 2000, 2010 e 2014). 
O último Campeão do Estado é o Grupo "Só Alegria" do Clube Esportivo São Martinho, da cidade de São Martinho, que reúne dois triunfos em sua história (2016 e 2023). 
Dos 21 Campeões da categoria, apenas 9 seguem ativos: Grupo "Unidos do Vale", de Campo Bom; "Eles e Elas" de Ijuí, "Bem Casados" de Lajeado; "Os Atrapalhões" do Clube Bailante de Novo Hamburgo; "Só Alegria" de São Martinho; "Aliança" de Picada Café; "Um Mais Uma" da Sociedade Ipiranga de São Leopoldo; "Somos Assim" da SUCI de Igrejinha e "Os Viajantes" do Clube Caixeiros Viajantes de Porto Alegre.
As cidades que reúnem o maior número de título estaduais na categoria são Porto Alegre e Novo Hamburgo, ambos com 4 Campeões: Porto Alegre ("Patropi" do Gondoleiros, "Os Cafonas" da Sogipa, "Os Bambas" da AMOVI e "Viajantes" do Clube Caixeiros); Novo Hamburgo ("Dama e Valete" da Ginástica NH, "Os Atrapalhões" do Bailante, "Ki Dupla" e "Amigos do Vale" do Grêmio Atiradores). 
Organizado pela Federação de Bolão do Rio Grande do Sul (FBRGS), o Campeonato Estadual de Casais de 2024 ocorrerá de 29 de novembro a 01 de dezembro de2024, nas pistas da Sociedade Aliança, de Picada Café. 

Grupo de Casais "Só Alegria" do Clube São Martinho de São Martinho - Campeão de 2023

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro
Fonte: FBRGS

TIMELINE DO BOLÃO: PRINCIPAIS FATOS E CURIOSIDADES DO DIA 26 DE NOVEMBRO

Histórias do Bolão:
No dia 26 de novembro de 2006, acontecia a disputa final do XII Campeonato Brasileiro de Casais nas dependências da Sociedade Thalia, de Curitiba (PR). A competição foi realizada nos dias 23, 24, 25 e 26 de novembro e contou com a participação de oito equipes. O sistema de disputas se deu por confrontos diretos. A vitória ficou com a equipe da casa que venceu o confronto final sobre o Clube de Caça e Tiro 1º de Julho, de Lages (SC) por 2.801 x 2.797 pinos. O Clube 15 de Novembro, de Campo Bom, ficou com o 3º lugar ao vencer a disputa contra a equipe do Paraná Clube (PR), que fechou a competição em 4º lugar (2.813 x 2.786 pinos).

História Geral:
Dia Interamericano do Ministério Público;
Dia de São Conrado de Constança, Padre e Bispo da Diocese de Constança.

Aniversariantes do Dia:
Luciene Mülbauer - Curitiba (PR)
Profe Chico Souza - Curitiba (PR)
Vilson Correa Meller - Sociedade Tiradentes de Santo Cristo (RS)
Liciane Ademir Ramos - Maripá (MT)
Reinaldo Meier - Agrolândia (SC)
João Ferreira 
Marines Della Valli Diel - Santa Rosa (RS)
Juraci Moro - Ponta Grossa (PR)

De Olho no Passado:
Duas equipes gaúchas se fizeram presentes na 12ª Edição do Campeonato Brasileiro de Casais no ano de 2006, realizado nas dependências da Sociedade Thalia, de Curitiba (PR). O Grupo de Casais Unidos do Vale do Clube 15 de Novembro, de Campo Bom, que conquistou o 3º lugar, e o Grupo Os Incríveis do Esporte Clube União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, que obteve a 7ª colocação. 


Pesquisa e Edição: Blog O Braço de Ouro
Acontecimentos Gerais: Wikipedia e Zero Hora
Fonte Aniversariantes do dia: Facebook
Fonte: FBRGS

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

CLUBE 15 DE NOVEMBRO CONQUISTA O DECAMPEONATO ESTADUAL FEMININO DE BOLÃO E SE ISOLA COMO O MAIOR CAMPEÃO GAÚCHO DA CATEGORIA

A equipe força livre feminina do Clube 15 de Novembro, de Campo Bom, conquistou neste final de semana, na cidade de Caxias do Sul, o Decacampeonato Estadual de Bolão Feminino Bola 23, tornando-a a maior Campeã da categoria no Bolão Gaúcho. Deste modo, a equipe ultrapassou o Esporte Clube União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, que detinha 9 títulos e a hegemonia local desde o ano de 2008. 
Assim, a equipe Campo-bonense escreve mais um capítulo histórico em uma ascensão de grandes feitos e indo além com outra campanha inesquecível, incluindo, três conquistas consecutivas nos últimos períodos (2022, 2023 e 2024), a segunda série em sua história (2004, 2005 e 2006). O título era uma meta da atual gestão do Departamento de Bolão, uma vez que, as dificuldades em manter a prática esportiva ativa demandaram grandes esforços em 2024. 
Nas canchas, o título não poderia ter sido conquistado da forma diferente como foi: por apenas um pino de diferença, já que o empate desfavorecia o Clube 15 de Novembro pela contagem do número de "noves" (134 x 139), primeiro critério no desempate. 
O jogo final teve nuances de dramaticidade. Muito equilíbrio técnico, consecutivas alternâncias no topo da tabela, torcida inflamada, choros, tensão e nervos a flor da pele, características únicas que faziam parte do esporte das amizades em sua antiga glória. No final, a experiência falou mais alto. Atletas tarimbadas e acostumadas a grandes embates, como Vanessa Rabelo Seadi, "fecha" da equipe tricolor de Campo Bom, deixou mais uma vez a sua marca na história do Clube e do esporte. "Sempre nas maiores crises e dificuldades o Bolão do 15 se supera. Se não for assim, não é o 15", festeja Ricardo da Silva, ex-Diretor de Bolão do Clube. 
A equipe força livre do Clube 15 de Novembro, de Campo Bom, venceu a final do 7º Campeonato Estadual de Bolão Feminino de 2024, somando 1.689 pinos, superando as equipes do Clube Recreativo Dores, de Santa Maria, Vice-Campeã (1.688 pinos) e o Clube Esportivo São Martinho, de São Martinho, que ficou em 3º lugar (1.679 pinos). Organizado pela Federação de Bolão do Rio Grande do Sul, o certame foi realizado de 22 a 24 de novembro, nas canchas do Esporte Clube União Forquetense, de Caxias do Sul.
A equipe atuou com as atletas: Daniela Timm, Ramona Zamma, Rosângela Zama, Denise Maders, Roseane Silva, Cláudia Kunst, Cleonice Grunwald, Janete Brentano, Vanessa Seadi, Francine Berg, Teresinha Ritter, Elaine Graff, Gretha Rafaela Berg e Helena Timm Hoffmann. Os capitães que também representaram um papel diferenciado nesta edição foram: Ricardo da Silva, Roseane Timm da Silva, Vanessa Seadi e Luciano Zamma. 
Agora, as atenções se voltam para a disputa do Campeonato Estadual de Bolão de Casais, que ocorrerá de 29 de novembro a 01 de dezembro, na cidade de Picada Café, onde o clube buscará recuperar a hegemonia gaúcha na categoria. 

Equipe Feminina do Clube 15 de Novembro - Decacampeã Estadual Feminina

Atleta Vanessa Seadi

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro
Fonte: FBRGS

HORA E VEZ DO CAMPEONATO ESTADUAL DE BOLÃO SÉRIE OURO DE CASAIS 2024

Está chegando a hora da mais charmosa competição do esporte do Bolão, o Campeonato Estadual Série Ouro de Casais de 2024. Organizado pela Federação de Bolão do Rio Grande do Sul, o certame será realizado de 29 de novembro a 01 de dezembro, nas pistas da Sociedade Recreativa Aliança, de Picada Café, com a participação de 12 equipes. 
Os trabalhos iniciam às 8hs da sexta-feira, dia 29 de novembro, com a recepção da esquipes e a Solenidade de Abertura. Na sequência acontece o Congresso Técnico com o sorteio da ordem de entrada das equipes nas canchas. 
O sistema de disputas será através da produção de pinos em duas etapas distintas: fase classificatória e final. Na etapa classificatória todas as equipes realizarão duas passadas completas pelas pistas (sexta e sábado). Ao final, as produções de ambas as séries serão somadas para definir os cinco grupos que se enfrentarão na decisão final pelo título da edição. 
A equipe de trabalho da FBRGS será formada pelas seguintes componentes: Silvia Aguiar (Árbitra), Denise Maders (Árbitra) e Rafaela Einsfeldt (Secretária). Os jogos terão transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da FBRGS, e retransmitidos pela página do Blog O Braço de Ouro, no Facebook. 
Confira a programação completa da edição:


SEDE DA COMPETIÇÃO
Sociedade Aliança de Picada Café

Sociedade Aliança de Picada Café

PROGRAMAÇÃO DA COMPETIÇÃO


Fonte: FBRGS

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro

TIMELINE DO BOLÃO: PRINCIPAIS FATOS E CURIOSIDADES DO DIA 25 DE NOVEMBRO

Histórias do Bolão:
No dia 25 de novembro de 1975 era fundada a Associação Desportiva Móveis Rohde de Restinga Seca, que nasceu dentro da empresa Móveis Rohde, que na época mantinha uma quadra esportiva com quatro pistas. No entanto, as canchas foram desativadas e a equipe passou a ocupar as quadras da Sociedade de Bolão São Miguel para treinos e sediar seus jogos. Porém, em 2023, a equipe masculina foi definitivamente integrada ao elenco da Sociedade de Bolão São Miguel, de Restinga Seca, e a Associação foi extinta. 

História Geral:
Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres;
Dia Nacional do Doador de Sangue;
Dia da Madrinha; 

Aniversariantes do Dia:
Sandra Viegas - Nova Santa Rita (RS)
Cleber Luciano dos Anjos - General Carneiro (PR)
Ênio Gross - Gramado (RS)
Edson Pedro Fritzen - Nova Petrópolis (RS)
Marcia Philippsen - Nova Petrópolis (RS)
Clides Romeu Bourscheid - São Martinho (RS)
Lucimar Calheão - Passo Fundo (RS)
Paulo Petry - Clube da Mocidade Bailante de Novo Hamburgo (RS)
Caroline Birckheuer Frietzen - Campo Bom (RS)
Gilmar Vieira - Machadinho (RS)
Josiana Rizzo - Francisco Beltrão (PR)
Gabriela Iaronka

De Olho no Passado:
No Brasil, a corrupção e as maracutaias são como o futebol: nós não os inventamos, mas aperfeiçoamos, adicionamos gingados e atingimos excelência ao ponto da atividade virar patrimônio nacional reconhecido mundialmente. Em matéria de corrupção, temos até torcidas organizadas e um contingente inimaginável de fãs, que mesmo sem obterem benefícios diretos, aplaudem entusiasmados a canalhice de quem as pratica. A ganância humana é tão grande, que nem o esporte escapa da sua cobiça. 


Pesquisa e Edição: Blog O Braço de Ouro
Acontecimentos Gerais: Wikipedia e Zero Hora
Fonte Aniversariantes do dia: Facebook
Fonte: FBRGS