Criado em 1988 e sendo corriqueiro até 2012, era reconhecido como uma das mais importantes competições nacionais da Bola 23. Em seus tempos mais gloriosos, alimentou a rivalidade entre os Estados do Sul do Brasil, que desfilavam craques que jogavam em seus clubes, mesmo os que tinham nascido em outros Estados.
Certamente, um dos grandes motivos para o fim do campeonato foi o calendário corrido do Bolão, além da falta de interesse dos próprios clubes e das Federações, que fizeram com que esses combinados saíssem "fora de moda". Outro aspecto que contribuiu para o seu fim foi a desistência do Estado do Mato Grosso em 2007, deixando a disputa apenas entre os três Estados da Região Sul do Brasil.
Numa época em que os Campeonatos Nacionais entre Clubes ainda não estavam plenamente consolidados, as competições de Seleções atraiam as atenções no país. Foram realizadas 19 edições, que até 2001, ocorriam anualmente. A partir de então, o certame era realizada a cada dois anos, numa forte evidência de seu declínio.
Em nossa pesquisa realizada junto aos jovens bolonistas durante o Campeonato Estadual de Juniores Misto por Equipes de 2025, em Novo Hamburgo, um dos pontos mais expressivos abordados por eles foi justamente o fato de não existirem competições de seleções na Bola 23. Visto o sucesso da Bola 16, a juventude bolonista "cobra" tratamento igualitário para a Bola 23, servindo como base de incentivo para sua evolução na categoria, assim como, atrair novos praticantes para a modalidade. Qual o atleta que não gostaria de defender as cores de seu Estado numa competição desta grandeza?
Lembro bem que a pauta entra todos os anos no Arbitral e no calendário do Bolão, mas sempre acaba cancelada. Sei também que os calendários têm sido cada vez mais criticados pelos clubes e atletas, em vista do já congestionado Bolão brasileiro que busca adequar-se entre jogos oficiais e o grande número de torneios que se multiplicam a cada ano.
Apesar das dificuldades, creio que caiba um esforço em trazê-los novamente ao convívio do esporte das amizades, visto que tiveram papel fundamental no fortalecimento do Bolão enquanto ativos.
Seleção Gaúcha de 2012
Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro
Fonte: FBRGS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.