googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: AHH, COMO ERAM LINDOS E COLORIDOS NOSSOS UNIFORMES ...

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 26 de agosto de 2025

AHH, COMO ERAM LINDOS E COLORIDOS NOSSOS UNIFORMES ...

Os uniformes do Bolão continuam lindos, mas não mais coloridos. Nas tradicionais cores dos clubes ou em estampas inusitadas, os uniformes no Bolão sempre foram parte importante do jogo e chamavam a atenção por isso. Eram marcas registradas de cada clube, tanto que podia-se identificá-los através dos uniformes nas canchas. Mas, por que isso mudou?
Olhando para trás, é possível perceber que os uniformes sofreram inúmeras mudanças ao longo do tempo: diferentes cortes, tecidos e caimentos já desfilaram pelas canchas Brasil afora. A moda esportiva, num contexto geral, foi se desenvolvendo e evoluindo junto com a moda tradicional. O design pesado que antes existia foi substituído por camisas mais anatômicas feitas de tecidos tecnológicos que, de certo modo, ajudam na performance do jogador, ou ao menos, não atrapalham o atleta.  
Neste momento, faça um exercício. Feche os olhos e tente lembrar do uniformes do extinto Clube 28 de Maio, de Santo Ângelo. Ou ainda, do também extinto Grêmio Atiradores, de Novo Hamburgo. Da extinta Sogipa, de Porto Alegre. Da Sociedade União Afucoper Ceriluz, de Ijuí, também extinto. Ponho em dúvidas se alguém, os mais jovens talvez, não lembrar com detalhes suas cores. Faça, agora, o mesmo exercício para as equipes que nos cercam atualmente. Creio que passaremos o dia ocupados em adivinhações. 
Mesmo com o passar do tempo e o convívio com outros esportes, o Bolão ainda não entendeu que as camisas e uniformes deixaram de ser exclusividade das quadras e passaram a integrar o guarda roupas dos associados e torcedores, sendo usadas com orgulho e nas mais variadas situações. No futebol, por exemplo, os torcedores são a parte mais importante do processo de criação, pois, sem eles, os clubes não seriam nada. Precisamos entender que o público que consome o Bolão também é bastante reativo quanto aquilo que não gostam. 
Eu, particularmente, sou a favor que a numeração também faça parte das camisas dos atletas no Bolão. Visto que temos o esporte explodindo na mídia e com os placares na tela, facilita demais a identificação do atleta em cancha.
É fato que, seja nos estádios, nas quadras ou nas ruas, pela tecnologia dos tecidos ou pela beleza da camisa, os uniformes do Bolão deveriam conquistar o seu espaço como acontece em todos os outros esportes. As camisas tornaram-se patrimônio dos clubes e seleções e ajudam a dar cara e voz à tantas torcidas apaixonadas por aí. Vamos devolver a cor ao Bolão!
Ah, mais um exercício: na foto abaixo temos quatro equipes femininas de Bolão. Escreva no espaço dos comentários os nomes dos clubes que você identificou, mas sem colar...


Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.