googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: BEM VINDO, AO FISCHER BOWLING CLUB DE NOVE PINOS!

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

BEM VINDO, AO FISCHER BOWLING CLUB DE NOVE PINOS!

Os Estados Unidos da América não vive só de "Boliche". Apesar de raro, o Bolão de nove pinos também é praticado na terra do "Tio Sam". Não da forma como o conhecemos no Brasil, mas guarda muitas semelhanças. Confira:
A Interestadual 35, uma das Interestaduais mais movimentadas do Texas, passa pelo Condado de Comal. O crescimento e o desenvolvimento são galopantes nesta parte do Texas, entre San Antonio e Austin. Alguns quilômetros a oeste da Interestadual, nas estradas sinuosas do Condado de Comal, a vida é um pouco diferente. A parte ocidental cresceu, mas permanece rural. 
Existem algumas pequenas comunidades alemãs que se parecem muito com as de há 100 anos. Uma delas é Fischer. A região montanhosa do Texas, que inclui o Condado de Comal, foi colonizada por alemães em 1800 e a área mantém hoje muitas características e cultura alemãs. Isto é especialmente verdade em algumas das pequenas comunidades como Fischer.
No final de 1800, o Fischer Hall foi construído para reuniões e eventos para os moradores locais e em 1897, uma pista de Bolão foi construída ao lado do salão. Por mais de 100 anos, o Fischer Bowling Club desfrutou das instalações de apenas uma pista sob estrutura ao ar livre. Anos depois, a estrutura foi ampliada para três pistas. Na década de 1960, ocorreu outra expansão e o Club foi ampliado para quatro pistas e a estrutura fechada. O ar condicionado foi adicionado logo após a expansão.
O que torna o Fischer Bowling único é que ele é praticado com nove pinos, em vez do tradicional 10 pinos, padrão nos EUA. Os alemães trouxeram sua versão para o Texas em 1800 e continua popular até os dias de hoje, nesta área do estado. Os pinos são dispostos em um padrão de losango ao invés de padrão de triângulo que estamos acostumados a ver nos EUA. As pistas obedecem os mesmos padrões e medidas de seu par de 10 pinos. 
Existem 18 destes pequenos clubes em uma área de três Condados que jogam nove pinos. O objetivo é derrubar todos os pinos, exceto o pino central vermelho, ou o pino mestre, o que totaliza um somatório geral de 12 pontos. Se todos os pinos caírem, o lançador receberá 9 pontos. Se menos pinos caírem, nenhum ponto será concedido.
Há seis jogadores por equipe, que jogam duas bolas. Se o atleta não marcar nestes dois arremessos ele é substituído pelo seguinte e assim sucessivamente. Não há pontuações eletrônicas como no boliche tradicional. As equipes registram a pontuação manualmente em um quadro-negro para cada jogador da equipe. Também não há máquinas eletrônicas para a reposição dos pinos nas pistas e a configuração é toda ela feita manualmente, por adolescente pagos para reposicioná-los. 

Foto: Gary Warren/ladailypost.com

Foto: Gary Warren/ladailypost.com

Foto: Gary Warren/ladailypost.com

Foto: Gary Warren/ladailypost.com

Foto: Gary Warren/ladailypost.com

Foto: Gary Warren/ladailypost.com

Foto: Gary Warren/ladailypost.com

Edição: Blog O Braço de Ouro
Tradução: Blog O Braço de Ouro
Fonte: Los Alamos Daily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.