googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: O QUE É UMA MULHER QUE VIVE O ESPORTE?

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 8 de março de 2023

O QUE É UMA MULHER QUE VIVE O ESPORTE?

O que é uma mulher que vive o esporte? Mulher no esporte é resistência, é querer mais, é não se contentar com crenças limitantes e deixar que, muitas vezes, restrições impeçam-na de seguir em frente. É querer provar para si o quão forte e capitã da sua própria vida podem ser. Vemos nas mulheres do Bolão uma força de verdade, uma força de vontade, que supera qualquer limitação que a vida pode impor, quer sejam atletas, capitãs, árbitras e gestoras esportivas.    
Essa luta vem de longa data. Há cerca de 80 anos, havia um Decreto-Lei que não permitia a prática esportiva entre as mulheres, pois apontava incompatibilidade da "natureza Feminina" com os esportes. De 1965 à 1979 não era permitida a prática de lutas de qualquer natureza por elas, assim como outros esportes. Essas medidas, sem dúvida, deixaram marcas na atividade esportiva feminina e no engajamento de mais mulheres no esporte brasileiro.
Quando uma mulher vence, ela influencia uma corrente de outras meninas a seguirem os mesmos passos. Quanto mais dermos espaço para as nossas mulheres para ecoarem e se sobressaírem, mais meninas vão se sentir encorajadas a enxergarem o esporte como uma oportunidade e não um sacrifício. 
O esporte ensina as principais ferramentas para a vida: a coragem de cair e levantar, de aprender com os erros, de se superar. Respeitar seu adversário. Ter disciplina, buscar o aperfeiçoamento e querer mais. Quando a mulher desperta e realmente usa suas potencialidades por inteiro, se sente livre, valorizada e leva seu "barco onde quiser". E o empoderamento se enraíza. 
Quando uma mãe estimula sua filha à prática esportiva, ela está dando mais do que uma atividade para passar o tempo ou uma oportunidade de aprender uma nova habilidade. Está dando um oceano cheio de perspectivas. 
O esporte para as mulheres de todas as idades pode representar uma sala de aula dedicada a fomentar a autoconfiança. O tipo de confiança que vem com conquistas individuais e triunfos compartilhados. O tipo de confiança baseada no aprendizado e que sempre irão ajudá-la a navegar nas belas e turbulentas águas da vida. (Baseado na crônica de Isabel Swan - Uma mulher que vive o esporte)


Edição: Blog O Braço de Ouro
Fonte: Crônica de Isabel Swan (Velejadora Olímpica Brasileira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.