Se prestarmos atenção ao ambiente que nos cerca nos daremos conta de que, a ordem natural na qual estamos inseridos, conduz-nos à todos a valorizar apenas exemplos de fracassos. A mídia brasileira é obcecada por histórias de fracassos, desastres, catástrofes e decadências e raramente presta atenção ao sucesso. Embora o fracasso seja um bom professor, ele ensina às pessoas somente o que não se deve fazer. Assim, nos debruçamos sobre exemplos de derrotados para justificar a nossa imobilidade e incapacidade e quando necessitamos dar rumos seguros em direção ao futuro, as nossas ações, ou são desprezadas, ou são ineficazes, ou mesmo impotentes. O sucesso, por sua vez, nos mostra um caminho diverso, de incentivo, de vitória e de competência, mas não conta com a simpatia geral uma vez que requer esforço multiplicado.
Um dos princípios básicos que regem a conduta do Blog é de "aprender e mirar-se sempre em exemplos de sucesso". Numa cultura na qual uma grande parte prefere insultar as idéias de seus pensadores do que tentar compreendê-las, não se trata de tarefa fácil. Há que se buscar com paciência e esforço sustentado incutir ideais construtivos e fugir das tradicionais posições corporativas de quanto mais difícil, melhor.
O Bolão, mais do que qualquer outro esporte, carece de ideais que o abasteçam de coragem e determinação, fundamentos básicos para a restauração de sua antiga glória. "Um plano de ressurreição requer muito mais que orações", segundo um importante gestor norte-americano. Então, onde isso deixa o Bolão? Esperamos que o legado de tantas mentes brilhantes deste mundo possam continuar contribuindo, mesmo que de forma tão elementar, para o bem do nosso esporte. Certamente, mal não faz!
Citações: William Hudnut - Prefeito de Indianópolis, cidade mais populosa do Estado norte-americano de Indiana, ao transformá-la na Capital do Esporte da Região Centro-Oeste Americana.
Muito bem editado
ResponderExcluirParabéns Ze