googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: CRÔNICA DO BOLÃO - UM LEGADO ÚTIL MAS INCOMPREENDIDO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

sábado, 15 de dezembro de 2018

CRÔNICA DO BOLÃO - UM LEGADO ÚTIL MAS INCOMPREENDIDO

Temos sido argumentados sobre a razão pela qual empregamos tantas citações em nossas Crônicas. A questão, a propósito, é bastante conveniente. Uma citação só se torna citação porque representa a personificação de um pensamento luminoso, a resplandecência do intelecto, um raciocínio sagaz, ou em suma, um estímulo inteligente diante de um desejo em realizar alguma coisa. Uma citação visa despertar nossos sentidos sobre algo que se pode empreender sem medo de fracassar.
Se prestarmos atenção ao ambiente que nos cerca nos daremos conta de que, a ordem natural na qual estamos inseridos, conduz-nos à todos a valorizar apenas exemplos de fracassos. A mídia brasileira é obcecada por histórias de fracassos, desastres, catástrofes e decadências e raramente presta atenção ao sucesso. Embora o fracasso seja um bom professor, ele ensina às pessoas somente o que não se deve fazer. Assim, nos debruçamos sobre exemplos de derrotados para justificar a nossa imobilidade e incapacidade e quando necessitamos dar rumos seguros em direção ao futuro, as nossas ações, ou são desprezadas, ou são ineficazes, ou mesmo impotentes. O sucesso, por sua vez, nos mostra um caminho diverso, de incentivo, de vitória e de competência, mas não conta com a simpatia geral uma vez que requer esforço multiplicado.
Um dos princípios básicos que regem a conduta do Blog é de "aprender e mirar-se sempre em exemplos de sucesso". Numa cultura na qual uma grande parte prefere insultar as idéias de seus pensadores do que tentar compreendê-las, não se trata de tarefa fácil. Há que se buscar com paciência e esforço sustentado incutir ideais construtivos e fugir das tradicionais posições corporativas de quanto mais difícil, melhor. 
O Bolão, mais do que qualquer outro esporte, carece de ideais que o abasteçam de coragem e determinação, fundamentos básicos para a restauração de sua antiga glória. "Um plano de ressurreição requer muito mais que orações", segundo um importante gestor norte-americano. Então, onde isso deixa o Bolão? Esperamos que o legado de tantas mentes brilhantes deste mundo possam continuar contribuindo, mesmo que de forma tão elementar, para o bem do nosso esporte. Certamente, mal não faz!



Por José Carlos Werle, editor do Blog O Braço de Ouro

Citações: William Hudnut - Prefeito de Indianópolis, cidade mais populosa do Estado norte-americano de Indiana, ao transformá-la na Capital do Esporte da Região Centro-Oeste Americana.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.