googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: CRÔNICA DO BOLÃO - A HABILIDADE DA RESILIÊNCIA

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 12 de setembro de 2017

CRÔNICA DO BOLÃO - A HABILIDADE DA RESILIÊNCIA

Você sabe o que significa Resiliência?


Um conceito muito popular na física e engenharia que descreve a capacidade de um material recuperar sua forma original depois de submetido a uma pressão deformadora. No campo das instituições e pessoas, resiliência significa a capacidade de uma entidade ou indivíduo de enfrentar circunstâncias adversas, condições de vida difíceis e situações potencialmente traumáticas e recuperar-se saindo delas fortalecido e com mais recursos. Pode parecer acadêmico demais, mas é uma habilidade que vem ganhando força nas empresas e no próprio meio universitário, em geral. Porque, na essência, o conceito simplesmente significa: "a capacidade de perceber e transformar fracassos em oportunidades". É isso mesmo!
Mas como funciona?
Nunca podemos nos esquecer de que as pessoas e as organizações são entidades muito complexas suscetíveis a fraquezas, às variações das "emoções" e das "circunstâncias". Muitas já sucumbem diante dos primeiros sintomas de fracassos. Assim como a terra gira em torno do Sol, é impossível viver sem emoções negativas e ficar imune aos problemas e as contingências. Aceitar os seus fracassos e perdoar as suas fraquezas já é um estímulo à prática da resiliência. Ao menos, você se dará o direito de desfrutar alguns momentos de positividade, um pouco de alegria e elevar a sua autoestima.
Quando as crises e as armadilhas da vida teimam em subjugar até mesmo a nossa dignidade, orientar os pensamentos para o lado positivo também é praticar a resiliência. Não há garantias de que você tera êxito, mas ao menos lhe trará um grato momento de paz. 
Enfim, a resiliência é uma habilidade que, para ser eficaz, precisa ser treinada. Pode ser aplicada tanto para as pessoas, quanto nas instituições, inclusive no Bolão. Só depende do nosso estado mental e não da nossa conta corrente. Se bem executada, poderá ser preponderante para o nosso sucesso. 

Por um Bolão Forte e Pujante!

2 comentários:

  1. Então, dediquemo-nos a superar nossas dificuldades.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, quem veio a calhar com as adversidades enfrentadas nessa taça Brasil. Falo por mim mesma que tive que praticar a resiliência e me superar! E tenho certeza que minhas colegas também superaram suas dificuldades e conseguimos vencer!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.