googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: O BOLÃO DE TERRA

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 24 de abril de 2017

O BOLÃO DE TERRA

Há algumas semanas, no intuito de difundir o Bolão, o Blog publicou um Post sobre o BOLÃO DE TERRA, modalidade pouco conhecida de quem joga o Bolão tradicional, mas muito praticado no interior do Município de Nova Petrópolis. 
Como a Postagem foi muito bem recebida pelos nossos leitores e despertou muita curiosidade, o Blog foi a Nova Petrópolis conhecer um pouco mais sobre este Bolão alternativo, que faz parte da Cultura e Tradição do Município.
O Bolão de Terra remonta aos primórdios do Bolão tradicional.
Ele era praticado diretamente na terra, até recentemente, mas foi modernizado seguindo os caminhos do Bolão que conhecemos.
A pista de jogo é constituída por um pranchão único de madeira, um pouco menor que o padrão, que segue os mesmos critérios do Bolão tradicional com violão e disposição para os 9 pinos, fixada a um piso de concreto e coberto por uma camada de areia fina misturada com serragem, também bem fina.
A principal diferença é o estrado de madeira onde se lança a bola, que é inclinada em relação ao piso da quadra, num ângulo aproximado de 15° a 20°.


Área de Jogo

Os pinos são erguidos mecanicamente, bem como o retorno da bola pelo cocho, mas tudo de forma bastante rudimentar. O mecanismo de elevação dos pinos é acionado manualmente pelo operador e/ou marcador da súmula, a cada derrubada de pinos.


Engrenagens Mecânicas do Armador dos Pinos Fabricados Artesanalmente

Disposição dos Pinos

O capitão de cada equipe pode ajustar e nivelar a areia na quadra de jogo na medida que seu atleta requerer ou ele achar conveniente.



No Campeonato Oficial do Município, são doze as equipes participantes e são doze também o número de Rodadas. Jogam onze atletas por equipe, com descarte do atleta com menor número de pinos. Não são permitidas substituições, exceto por circunstâncias médicas. Neste caso, permanecem o número de bolas já arremessadas.
Cada Rodada do Municipal utiliza apenas uma única Bola, nova, de tamanho 23 cm, dois furos e 9 kg de peso.
Cada jogador arremessa dez bolas com direito a experiência e não há relógio nas disputas.
Bandas são contempladas no caso de arremesso fora e além da linha de limitação do pranchão de lançamento, ou ainda, se a bola não atingir nenhum pino.



Como a areia retém muito a bola, é necessário a aplicação de uma força maior que a normal para o arremesso, consequentemente, o Bolão de Terra ainda não conquistou adeptos na Modalidade Feminino.


O Campeonato Municipal tem apoio e supervisão da Prefeitura de Nova Petrópolis, que recolhe as súmulas de jogo e fiscaliza cada rodada do evento. A Prefeitura também fornece as bolas (1 bola nova por equipe) e os troféus aos vencedores, no final do Campeonato.
Cada Rodada é disputada aos sábados (iniciando às 13:00 horas) e domingos (pela manhã) que inclui o almoço, cujo custo é rateado por todas as equipes sendo exigida a presença mínima de quatro participantes por equipe.
Ao final de cada Rodada, a Equipe anfitriã fornece uma premiação, em Carne, às equipes vencedoras da edição: 8 kg de Costela + 6 kg de Galeto para o primeiro lugar, 7 kg de Costela + 6 kg de Galeto para o segundo lugar e, assim, sucessivamente.
O jogador com menor pontuação (Urso) de cada partida recebia, até recentemente, uma premiação de consolo, que foi abolida.
Nossa visita foi ao Grupo de Bolão Caminhos da Sorte, localizado na Rua Germânia, composto por 30 atletas ativos, e com duas equipes no Campeonato.
O Blog foi muito bem recebido pela Sra. Iraci Dietrich e Ilmar Loeser, proprietários do estabelecimento, pelo Sr. Renato Hansen (Vovô), Anécio Crahl, Danilo Carlos Vetorazi e Leonardo Verich, que se prontificaram em fornecer todas as informações relativas ao esporte.
Também tivemos a assistência do Coordenador do Departamento de Desporto Municipal de Nova Petrópolis, Sr. Luiz Port, que prontamente apresentou também outros projetos sociais que promovem o esporte amador e o envolvimento da comunidade local.
O Blog retornará ao Bolão de Terra no encerramento da competição, em dezembro.
Se você se interessou e gostaria de conhecer melhor esta interessante modalidade do Bolão e que ganha novos adeptos a cada ano, venha até Nova Petrópolis.
Nesta Postagem, o Blog publica o Calendário de jogos do Municipal e um vídeo do Bolão de Terra.
A comunidade é muita receptiva e garantimos que os visitantes vão se surpreender.
Além disso, a cidade oferece muitos outros atrativos, bem como a excelente gastronomia.
Nova Petrópolis se localiza a cerca de 90 km de Porto Alegre, na serra gaúcha.


Da Esquerda para a Direita: Danilo Vetorazi, Renato Hansen, Iraci Dietrich e Ilmar Loeser.
Luiz Port - Coordenador de Esportes de Nova Petrópolis

Visão Interna das Instalações do Bolão

Visão Externa do Bolão

Área de Jogo

Acesso ao Bolão e Súmula do Jogo

Vídeo com Imagens do Bolão de Terra

E pensar que nós, muitas vezes, reclamamos da qualidade das canchas onde jogamos...

CALENDÁRIO DO MUNICIPAL DE NOVA PETRÓPOLIS

Crédito das Fotos e Edição: Blog O Braço de Ouro

2 comentários:

  1. Uma experiência "impar".
    Parabéns ao Blog.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Silvia e Zé...muito legal. Obrigado por compartilhar com todos. Forte abraço.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.