googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: POR QUE É TÃO DIFÍCIL ENCONTRAR SUCESSÃO NO BOLÃO?

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

POR QUE É TÃO DIFÍCIL ENCONTRAR SUCESSÃO NO BOLÃO?

A postagem desta segunda-feira (26), que tratava da possível venda do Clube Esportivo Divertido de Ibirubá, abriu espaço para importantes reflexões sobre a dificuldade encontrada pelo esporte do Bolão na renovação de suas lideranças. 
A liderança é a habilidade mais incompreendida em nosso sistema esportivo. O problema no Bolão é que tendemos a cobiçar o conhecimento em vez de multiplicá-lo. Construímos silos em torno da experiência e elevamos aqueles que são vistos como "os mais inteligentes da sala", ou os que "tomam para si as rédeas", uma vez que ninguém mais as deseja. 
No entanto, a verdadeira liderança não é acumular conhecimento. É preciso tratar de multiplicá-lo, criando caminhos para que outros aprendam, pratiquem e apliquem. Se o desenvolvimento da liderança for reservado para alguns poucos, o esporte permanecerá frágil, excessivamente dependente destes poucos. 
"Hoje é cada vez mais difícil encontrar sucessão, pessoas dispostas a assumir responsabilidades de tocar o clube e instituições", palavras do Presidente do Clube Divertido, Lírio Schweig, reflete a mais pura realidade do esporte do Bolão. "Eu gosto do passado, respeito muito a história do clube, mas não vivo dela. A gente precisa pensar no jovem, porque se não pensar no futuro, os clubes acabam tendo os dias contados". Palavras que demonstram sabedoria, já que líderes jamais devem ser estáticos. Devem estar constantemente aprendendo, se adaptando e desenvolvendo outros líderes, uma vez que o esporte da bola de madeira vem falhando em reconhecer que a liderança nunca deve terminar.  
A verdade é simples: a liderança nunca para. E se quisermos que o esporte prospere, nós também não podemos. É preciso incorporar a liderança em todos os níveis para que os clubes e as demais entidades do Bolão se tornem resilientes, adaptáveis e capazes de renovação. 


Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.