googled6ec9d6834c8e7b8.html BLOG O BRAÇO DE OURO: UMA IMAGEM NO BOLÃO VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS?

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 30 de julho de 2025

UMA IMAGEM NO BOLÃO VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS?

Quais os valores de uma imagem? Será mesmo que "uma imagem vale mais que mil palavras"? Provavelmente você já deve ter ouvido esta frase atribuída ao filósofo Confúcio. Entretanto, você já parou para se perguntar se isso é realmente verdade? Você saberia ao menos dizer quanto vale uma imagem? Ou quanto valem mil palavras? 
Muitos de nossos leitores certamente acharão estranho abordarmos este tema aqui, no espaço dedicado ao Bolão. Mas, posso garantir que o assunto tem tudo a ver com o Bolão. 
Nos últimos anos uma grande transformação tem sido arquitetada na metodologia de se consumir informações. O consumo de notícias em dispositivos móveis tem impulsionado o desenvolvimento de formatos mais curtos e visuais, como vídeos, fotos, infográficos e notícias em redes sociais. Em resumo, os consumidores estão preferindo mais "ver a ler". 
E aí? Você consegue pensar em alguma forma fácil de, apenas com uma imagem, dizer uma frase? Certamente, isso seria um bom desafio, não é verdade? Agora, mesmo que você consiga fazer uma representação convincente de uma frase, dificilmente conseguiria fazê-lo somente com uma imagem e com a mesma precisão. 
Mas,,, afinal, no Bolão, quem vale mais? Uma imagem ou mil palavras? A resposta é: ambas. E nenhuma também. Se julgarmos do ponto de vista de valor monetário é possível talvez dizer que as palavras valem mais. Porém, basta uma palavra fora de contexto que o todo perde valor, assim como uma imagem. 
De fato, os números ilustram cada vez mais que as imagens no Bolão crescem em valor (não monetário) na proporção de 10 para 1. É cada vez menor o número de pessoas que se debruçam sobre textos e seus conteúdos em nossas colunas diárias. O "ler" está passando para o estágio de obsolescência. O "ver" traz uma resposta mais rápida e não cansa. Resultado: estamos nos personificando em seres abstratos e não mais eruditos. 
De todo modo, as palavras não deixaram de ser extremamente eficientes. Afinal, quem nunca parou no Bolão para olhar duas vezes uma placa escrito "Cuidado!" ou "Atenção!"?


Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.